TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento Da Qualidade Ambiental De Uma Zona Portuária Da Cidade De Belém

Dissertações: Monitoramento Da Qualidade Ambiental De Uma Zona Portuária Da Cidade De Belém. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

As cianobactérias são capazes de produzir toxinas, e são agrupadas em três categorias: hepatotoxinas, neurotoxinas e dermatotoxinas (Pearson, 1990). Estudos pilotos de Sivonen & Jones (1999) apontam as cianobactérias como os organismos que mais produzem hepatotoxinas e neurotoxinas. Entre as hepatotoxinas, as microcistinas (MCs), podem estar confinadas dentro das células e/ou dissolvidas na água, dependendo da natureza da toxina e do estágio de crescimento da cianobactéria (VAN APELDOORN et al., 2007).

Por outro lado as cianobactérias estão inseridas no fitoplâncton e causam mais interesse de estudo devido aos Blooms (do inglês ‘Bloom’ que significa ‘floração’) que são proliferações excessivas de células em um dado espaço de tempo. Esses blooms ocorrem devido a fatores físico-químicos como a temperatura acima dos 25º C, proporção nitrogênio e fósforo entre 20:1 e 10:1 e pH acima de 7,5 (BITTENCOURT-OLIVERIA, OLIVEIRA & YUNES, 2001).

Bernardo (2005) cita os danos causados por tais florações principalmente em rios, lagos e reservatórios destinados ao abastecimento humano. Tais danos podem variar alterando o ambiente tanto na ordem estética quando na organoléptica, devido à produção de toxinas liberadas pelas cepas, causarem malefícios ao homem e aos animais e serem potencialmente carcinogênicas.

A composição química da água de rios e sua variação dependem principalmente de fatores hidroclimáticos e do efeito do homem no meio ambiente. Variações temporais estão relacionadas à quantidade de água nos rios, enquanto que variações espaciais muitas vezes são devidas a intensidade e variedade dos lançamentos antrópicos. Acrescenta-se a isso as variações sazonais de precipitação pluviométrica que tem efeito significativo nas concentrações de poluentes nos rios. No Estado do Pará o sistema hidrográfico de Belém é constituído por dois grandes corpos hídricos: a baía do Guajará e o rio Guamá. Em Belém, devido à insuficiente cobertura em saneamento, mais de 90% da população lança esgoto sanitário diretamente no solo e/ou nos canais que cortam a cidade e que transmitem toda esta carga poluidora ao sistema hidrográfico local, principalmente ao rio Guamá e baía do Guajará.

A concentração exata de cianotoxinas em formas dissolvidas e no interior das células pode variar em relação a seu nível total produzido por indivíduo, assim como algumas cianotoxinas podem estar em maior nível na forma dissolvida do que no interior das células e vice-versa (IBELINGS & CHORUS, 2007; VAN APELDOORN et al., 2007).

Apesar de serem cosmopolitas, as cianobactérias desenvolvem-se em maior escala em ambientes dulcícolas, com pH 6-9, temperatura entre 15º e 30º C e propriedades sedimentares da água favoráveis em concentrações de fósforo e nitrogênio (DESIKACHARY, 1959).

Devido a grande quantidade de carga poluidora e esgotos não tratados (constituídos de uma grande quantidade de Nitrogênio e Fósforo) nas águas dos rios que cortam a cidade de Belém, estes locais se tornam propicio a “blooms” de cianobactérias.

O monitoramento de cianobactérias em água doce de classe II onde há pesca ou cultivo é uma exigência da resolução CONAMA 357/2005 que sua concentração máxima tolerável não pode ultrapassar 50.000 células/mL ou 5 mm³/L.

Há uma urgente necessidade pelos órgãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com