O Assistente Social e a Violência Contra a Mulher
Por: luciana.souza • 17/8/2015 • Projeto de pesquisa • 522 Palavras (3 Páginas) • 3.124 Visualizações
O papel do Assistente Social contra a violência à mulher
A violência contra a mulher já existe a muito tempo e não é exclusiva de uma ou de outra sociedade.
Há muito tempo aumenta o registro de violência contra a mulher na história da humanidade com preconceitos, discriminação, exploração de trabalho, atribuições de valores pessoais , desiguais em relação ao homem e outras que chegam até mesmo a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial praticadas como forma de dominação masculina contra a mulher.
A violência contra as mulheres atinge todo o mundo e o profissional do Serviço Social atua frente a esse problema social faz-se necessário uma exposição desse fenômeno como ele ocorre e como a contrução de uma cultura patriarcal que acirra ainda mais esse fenômeno, quais são as formas de violências sofridas pela mulher em todos os tempos.
A violência contra a mulher é um dos problemas que segundo as pesquizas divulgadas pelo o Instituto Patrícia Galvão em 2004, esta preocupação está à frente inclusive de problemas com o cancer de mama e a Aids. Trata-se de um fenômeno democrático que atinge mulheres em todo mundo e em todas as classes sociais e, apesar de ser um fenônimo muito antigo, atualmente vem sendo problematizado e discutido por todas as profissões que atuam essa questão, levantando acirrados debates nas sociedades.
São muitos os desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta no combate à violência.
Os serviços disponíveis onde se encerem estes profissionais tanto na área de saúde, segurança pública de atendimento e combate a violência domestica.
O Serviço Social atua no combate à violênia doméstica inserido nas instituições à mulher vítima de evidências, após a reconceituação, um movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais à realidade do país e a ruptura do conservadorismo (denominado Serviço Social tradicional) construindo novos métodos e técnicas à partir das necessidades populares para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.
O Assistente Social atua contra a violência doméstica embasada em três dimensões:
A dimensão Ético Política:
Que orienta o profissional a exercer um papel no sentido de orientar as mulheres discutindo com as mesmas seus direitos, se posicionar a favor da luta por políticas que novenham a suprir as necessidades reais das vítimas de violência.
Dimensão Teórica Metodológica:
Tem como objetivo iluminar a prática profissional à medida que subsidia o profissional para a criação de estratégias para o enfrentamento das demandas postas nesta área.
Dimensão Técnico Operativa:
Instrumentaliza o profissional do Serviço Social para a atuação e intervenção junto as demandas apresentadas.
O conjunto de instrumentais utilizados pelos Assitentes Sociais é variado, mas para escolher corretamente qual instrumental irá auxilia-lo para a intervenção, o Assistente Social deve articular sua escolha às dimensões teóricas e Ético Política. Isso se faz necessário devido o cotidiano profissional ser um espaço que impõe limites, oportunidades e desafios ao Assistente Social que possam responder as demandas e criar uma identidade profissional que inspire o respeito e compromisso no combate à violência doméstica.
...