A Atuação do assistente social no CREAS frente à violência contra a mulher
Por: kcpenitente • 15/3/2018 • Projeto de pesquisa • 374 Palavras (2 Páginas) • 1.197 Visualizações
KÁTIA CRISTINA PENITENTE RA 8745103168
PRÉ- PROJETO
PROMISSÃO – SP
2017
KÁTIA CRISTINA PENITENTERA 8745103168
PRÉ- PROJETO
[pic 2]
PROMISSÃO – SP
2017
- Tema:
A atuação do assistente social no CREAS frente à violência contra a mulher.
- Justificativa
Violência contra a mulher por muito tempo foi e continua sendo um tema extremamente relevante no Brasil e que atinge milhões em todo o mundo. Segundo o Datafolha, em notícia veiculada pela revista Exame, 503 mulheres são vítimas de agressões físicas a cada hora no Brasil. Mais do que investidas físicas, a violência contra a mulher manifesta-se em assédios, abusos verbais, ameaças psicológicas, ofensas sexuais, constrangimento patrimonial e moral, dentre outras formas. A notícia informa também que, dos casos investigados pela pesquisa, 52% não prestaram queixa formal para a polícia, nem procuraram familiares para relatar a situação.
Diversas medidas preventivas são discutidas em âmbito nacional por órgãos governamentais e ONGs, visando diminuir a ocorrência desses casos. Porém, apesar das medidas preventivas serem mais eficazes no combate à violência contra a mulher, não se pode negligenciar as vítimas que já sofreram com esta forma de constrangimento.
Um dos órgãos municipais especializados em oferecer este tipo de atendimento é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), que realiza atendimento às mulheres vítimas de violência onde é ofertado acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida visando à garantia de direitos, prevenção e enfrentamento da violência.
O principal papel dessa instituição é acolher e orientar as vítimas quanto aos seus direitos, precauções, e medidas legais.
O assistente social tem papel fundamental diante da questão da violência contra a mulher, cabe a este profissional, conforme seu código de ética, promover o exercício da cidadania as mulheres que procuram atendimento. Entender em profundidade a realidade vivida e as consequências apresentadas por essas vítimas é importante para capacitar os profissionais de assistência social a buscar mecanismos de reinserção social, e melhoria da autoestima para essas mulheres.
- Problema
Como deve atuar o assistente social no atendimento as mulheresvitimas de violência?
BIBLIOGRAFIA
IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6.ed. São Paulo: 2003.
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2016/03/em-quase-dez-anos-lei-maria-da-penha-contribuiu-para-reduzir-a-violencia-contra-a-mulher-418.html
...