O Ciclo Da àgua
Trabalho Universitário: O Ciclo Da àgua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/5/2014 • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 439 Visualizações
Plano de Aula
Disciplina: Ciências Naturais
Título da Lição: Ciclo da Água Data: 15/04/2013
Nome do Professor: Paulo Freire
Aula para: ( X ) Ensino Fundamental 4º ano
1..Objetivos: No final dessa aula o aluno deverá ser capaz de...
Saber: Observar e conhecer o funcionamento da natureza, assim como reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água.
Sentir: Compreender a importância da preservação da água, como recurso natural, adotando uma postura consciente no consumo da água.
Fazer: Desenvolver atitudes de respeito para com o meio ambiente e, em especial, o uso correto e preservação da água.
2. Material Necessário:
Solicitar previamente que os alunos levem os materiais para a execução dessa atividade, dividindo-os em grupos de no máximo quatro alunos: vidro de boca larga, pedrinhas para aquário, carvão vegetal, terra adubada, mudas de plantas diferentes, elástico, plástico grosso e transparente para cobrir o vidro, água filtrada. Além disso, providenciar folhas de papel sulfite para anotações e o Vídeo sobre o Ciclo da água para exibir aos alunos.
3. Etapas da Aula
A. Captação: 10 minutos
Esse é o momento de mostrar às crianças a importância do tema, para tanto, organizar os alunos sentados em um círculo e chamar a atenção dos mesmos sobre a importância da água, procurando despertar o seu interesse para o conhecimento de como funciona o ciclo da água na natureza.
B. Explicação: 20 minutos
A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem, etc. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos. A água passa por vários estados, aparecendo na forma líquida, sólida ou gasosa. Quando estudamos como esses fenômenos ocorrem na natureza, falamos em ciclo da água. A quantidade de água dos lagos, rios e mares, e nos seres vivos, é muito grande. Com o calor produzido pelo sol, ela passa por um processo chamado evaporação. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água se apresentam bem afastadas, permitindo com que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Os ventos, o calor e a pouca umidade fazem com que a evaporação ocorra mais rapidamente. Depois, essa água forma nuvens que, quando ficam bem cheias de água, se precipitam, ou seja: se transformam em chuva, lançando água no estado líquido. Parte da água que cai no solo penetra essa camada, formando os lençóis subterrâneos, ou freáticos. Outra parte é encaminhada para rios, lagos, represas e mares. Com a presença do sol e/ou aumento do calor, a água que voltou ao solo é novamente evaporada.
C. Atividades dos Alunos: 50 minutos
1. Exibir o vídeo sobre o ciclo da água.
2. Em seguida, conversar sobre a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida e chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso, destacando o ciclo da água na natureza..
3. Formar grupos de quatro alunos para montar um terrário, onde diariamente os alunos poderão observar o ciclo da água.
4. Escrever na lousa um roteiro, com as instruções de construção desse ecossistema em miniatura. É importante que todos os passos sejam seguidos de maneira correta, para que o experimento apresente o resultado esperado.
Terrário para Observar o “Ciclo da Água”
Material:
- 1 vidro de boca larga
- 1 xícara de pedrinhas para aquário
- 1 xícara de carvão vegetal
- 3 a 4 xícaras de terra adubada
- 2 ou 3 mudas de plantas diferentes
- Elástico
- Pedaço de plástico grosso e transparente para cobrir o vidro
- 1 xícara de água filtrada
Procedimento:
- Dentro do vidro, colocar primeiro as pedrinha, depois o carvão e, por último, a terra adubada.
- Fazer dois pequenos buracos e colocar neles as mudas.
- Molhar a terra com a água, cuidando para não ficar muito encharcada.
- Cobrir o vidro com o plástico e prendê-lo com o elástico.
- O terrário tem de receber luz, mas não deve ficar exposto diretamente ao sol.
Lacrado o vidro, começa o ciclo: a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
D. Revisão/Recapitulação: 10 minutos
Fazer uma breve revisão (recapitulação) do conteúdo estudado, fazendo um apanhado geral dos principais tópicos apresentados e dando oportunidade para os alunos fazerem questionamentos e sanar possíveis dúvidas.
E. Aplicação/Desafio Final: 10 minutos
Fazer com que os alunos compreendam que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Os alunos devem incorporar os conceitos aprendidos ao seu dia-a-dia, com pequenas atitudes, na escola, em casa e na comunidade, iniciando-se um verdadeiro processo de transformação social.
4. Avaliação / Observações sobre a Aula:
Quanto aos alunos, avaliar se compreenderam os conceitos trabalhados na aula, partindo de uma conversa, onde o professor faz algumas perguntas e fica atento às respostas dos alunos, dialogando com eles. Observar o desempenho dos alunos em cada atividade, registrando o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos. Quanto à aula propriamente dita, avaliar: se a aula foi criativa; se a metodologia, os recursos didáticos utilizados e as atividades realizadas foram adequados e capazes de motivar os alunos, despertando o interesse e a participação dos mesmos; se foi possível desenvolver todas as atividade propostas dentro do espaço de tempo previsto; se foram alcançados os resultados em relação aos objetivos propostos anotando o que funcionou ou não, visando replanejar e melhorar a próxima aula
5. Tarefa: Os terrários deverão receber luz solar indireta, por uma semana. Durante esse período, os alunos deverão anotar os fenômenos observados nos terrários, como: a formação de gotículas, a deposição de água no solo, etc.
Com base nas observações e anotações, os alunos deverão responder o seguinte questionário em casa:
a) O que você pode concluir com essa experiência?
b) Como você observou o ciclo da água no terrário? Registre por meio de desenhos o que aconteceu a cada dia.
c) Explique, com suas palavras, o ciclo da água. A seguir faça um esquema do ciclo da água.
c) Qual a importância das plantas para o ciclo da água?
d) Explique por que é importante preservar a água e quais são as principais fontes de poluição.
6. Próxima aula: discutir com os alunos sobre os fenômenos observados nos terrários, usando-os para explicar o ciclo da água.
7. Avisos: Reforçar que atividade da tarefa deve ser realizada durante a semana e entregue na próxima aula.
...