O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
Por: Fabiolaecarlos • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.654 Palavras (11 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
A VIDA É NOSSA MAIOR VIAGEM, NÃO USE DROGAS!
[pic 3]
Capanema-PA
2012
O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
A VIDA É NOSSA MAIOR VIAGEM, NÃO USE DROGAS!
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Geral, Antropologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológico e Formação Social e Politica Economica do Brasil.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Francielle Bogado, Patrícia Martins e Gleiton Luiz de Lima.
Capanema-PA
2012
SUMÁRIO
1 RESUMO ........................................................................................................... 4
2 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 5
3 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................6
4 CONCLUSÃO ......................................................................................................8
5- DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA ...........................................................10
5 REFERÊNCIAS .................................................................................................22
1- RESUMO
O crack é uma substância obtida da cocaína por meio de processo quimíco, a mesma é fumada em cachimbos ou pode ser dissolvida e injetada, a ação da droga em seu corpo tem duração por volta de 15 à 20 minutos, assim provocando uma série de efeitos no cérebro como: intensa euforia, excitação, insônia, desorientação, labilidade emocional, sensação de flutuar entre outros.
Portanto essa droga conhecida como crack será o foco dessa pesquisa, que será acompanhada de entrevistas explicando a nossa realidade, diante desse problema que esta se expandindo demasiadamente em nossa sociedade.
2- INTRODUÇÃO
No desenvolvimento deste portfólio estarão pauadas inúmeras infomações sobre o crack, tal como: faixa etária, sexo, tempo de uso, reações e principalmente a relação familiar, digo-se de passagem que é primordial o apoio da mesma para a solução deste problema.
No entanto, será salientando consequências futuras, problemas causados pelo uso do crack, assim querendo repassar de forma clara e objetiva os perigos que essa droga pode porporcionar para a nossa sociedade, com base em algumas pesquisas realizadas em nosso múnicipio e em outros locais vizinhos no Estado do Pará.
3- DESENVOLVIMENTO
O crack é uma droga feita a partir de misturas tôxicas como: querosene, acetona, ácido entre outras, agindo rapidamente em seu cérebro, inibindo a capacidade da pessoa contra o vicio, o mesmo atua diretamente em seu corpo, assim podendo causar ate a falência de alguns orgãos do usuário. Pelo fato do crack ter o custo inferior de outras drogas o mesmo gera menos lucro para o traficante do que a cocaína pura, mais leva o usuário a dependência bem mais fácil, garantindo um escravo para a droga, e logo adquirindo um comportamento criminoso, pois o viciado não recua diante de nenhum crime para satisfazer suas exigências, inúmeros casos de furtos, assaltos, roubos, sequestros e todas as formas de violência são intimamente relacionados com as máfias da droga.
Com base em entrevistas coletadas e conhecimentos adquiridos em nosso dia-a-dia, temos percebido que a faixa etária mais constante de usuários de crack esta entre 16 e 26 anos, tendo em vista que em alguns casos é devido a falta de conhecimento, a vulnerabilidade social, a fámilia não esta presente ,a falta de orientação entre outros fatores que pode levar o ser a ter conhecimento desta droga cada vez mais cedo.
Sabemos que o uso ilícito de drogas esta aumentando demasiadamente, como todo vício, começa sempre pelo desejo e curiosidade de se fazer uma experiência diferente, sobre a ação do aliciamento de companheiros já iniciados. Depois de está usando drogas a um tempo determinado e sente necessidade de ir em busca de tratamento, porque quem tem que sentir vontade de não usar mais drogas e o usúario, não teremos resultados positivos se o internamento for de forma compulsória, portanto muitas vezes quem vai em busca de um posto de apoio não e o viciado e sim a família. Em Bragança, muitos moradores deste local ainda não tem o conhecimento do programa, que a cidade posssui contra alcool e drogas que e o Caps AD, tem viciados que já estão usando há tempos, mais não tinham a possibilidade do tratamento pelo fato de não ter o Caps a anos atraz, com isso, usúarios que já tem 23 anos, já usam drogas desde 14 anos de idade.
E extremamente importante estarmos relatando sobre a família que e primordial na vida do usúario, porque o mesmo necessita de apoio, carinho, incentivo para não deixar o vicio dominar a vida dele. Em casos constantes a família não admite que o crack, pode esta dentro da sua própria familia, ou seja não aceita que o seu filho pode ser um usúario de crack, sempre caminha para outro lado, pois geralmente a mesma a última a ter conhecimento que seu filho esta envolvido nesse mundo das pedras.
Depois da aceitação do tratamento a colaboração dos familiares e de suma importancia nesta tentativa de manter o máximo possivél o usúario livre das drogas, logo ao iniciar o tratamento o viciado tem algumas reações, como ficar naquela fissura, naquela ansiendade, pelo fato de não estar mais consumindo o crack, pois antes era uma necessidade continua que ele precisava de estar consumindo a droga .
O assistente social exerce um papel importante no processo de recuperação do viciado. É preciso que o assistente esteja preparado para lidar com o assunto. É dever do memo tratar do usuário o preparando para sua inserção ao meio em que vive. Portanto, deve-se também explicar a sociedade os motivos que levam o individuo a entrar nesse mundo das drogas, querendo sempre mostrar o perigo que o mesma proporciona assim reconhecendo seus direitos e deveres como cidadão.
O tratamento dos usuários precisa ser de forma eficaz para que o mesmo depois de curado, possa adentra nossa sociedade novamente, conseguindo trabalho, moradia, cultura como qualquer outro cidadão. Sabemos que para deixar o vicio não e tarefa fácil depende muito do ser que esta sendo tratado, da assistência que esta sendo proporcionada e principalmente da familia está o apoiando nessa nova caminhada de conquista em sua vida.
...