O Estágio Unopar II
Por: patriciagil • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 2.115 Palavras (9 Páginas) • 160 Visualizações
LOGO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
PATRICIA FERNANDES VELHO GIL
PLANO ADAPTADO COVID – ESTÁGIO II
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Poços de Caldas - MG
2021
PATRÍCIA FERNANDES VELHO GIL
PLANO ADAPTADO COVID – ESTÁGIO II
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade XXXXX para a disciplina de Estágio Curricular II.
Poços de Caldas/MG
2021
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 7
3.1 OBJETIVO GERAL 7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
4. PÚBLICO ALVO 8
5. METAS A ATINGIR 9
6. METODOLOGIA 10
7. RECURSOS HUMANOS 11
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS 12
9. AVALIAÇÃO 13
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO 14
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 15
APRESENTAÇÃO
Através da história de uma ex paciente de câncer e de seu projeto pessoal, a Associação Lenços ao Vento foi fundada em 12 de outubro de 2018, em Poços de Caldas – MG.
Com sede inaugurada em 16 de agosto de 2019, a Associação passou a apoiar e acolher pacientes oncológicos, renais crônicos e seus familiares, vindos de todas as regiões de Minas Gerais. Oferecendo serviço de hospedagem, alimentação, assistência psicológica, social, jurídica e nutricional.
Entender e atender as diversas demandas e necessidades individuais de cada paciente, é o foco da instituição, pois não somente o paciente necessita de ajuda e apoio, mas também toda a sua família.
Atua em diferentes segmentos e diretamente na situação de vulnerabilidade dos pacientes.
A Associação Lenços ao Vento é uma associação de iniciativa privada sem fins econômicos, que atua no apoio ao paciente com câncer e renal crônico. Com sede estabelecida na cidade de Poços de Caldas – MG, mantém uma casa de apoio e hospedagem para pacientes em tratamento vindos de todo estado de Minas Gerais. Na Associação, pacientes e familiares contam com apoio psicológico, nutricional, social e Jurídico.
Composta por uma diretoria com 12 (doze) integrantes, sendo 03 (três) diretores executivos, divididos em: administrativo, financeiro e presidente; 03 (três) conselheiros fiscais; 03 (três) conselheiros fiscais suplentes; 03 (três) conselheiros deliberativos, tem a finalidade de apoiar e assistir pacientes com câncer e renais crônicos provenientes de diversas cidades do Sul de Minas Gerais, para realizarem tratamento oncológico e de hemodiálise no Município de Poços de Caldas – Minas Gerais.
Tem como missão: Oferecer ao paciente oncológico e renal crônico de Poços de Caldas e região, apoio, hospedagem, assessoria, qualidade de vida, promoção da saúde e elevação da autoestima. Suprir as necessidades e demandas individuais de cada paciente e seus familiares. Ser referência em atendimento e serviço pela qualidade e comprometimento.
Tem como visão: Trabalhar com o objetivo de se tornar a melhor opção em instituição beneficente no setor da oncologia e hemodiálise na cidade de Poços de Caldas e região.
Tem como valores: Se comprometer através do diálogo, empatia e honestidade, proporcionar um ambiente rico em respeito, comprometimento e união a todos os pacientes, voluntários, colaboradores, parceiros e amigos. A ética e a gratidão fazem parte da essência, de um ambiente humanizado.
JUSTIFICATIVA
O câncer de mama ainda é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Dados do INCA estimam pelo menos 132.560 novos casos de câncer de mama nos próximos dois anos no Brasil, sendo 66.280 novos casos por ano.
Estimativas mostram que a mortalidade por câncer de mama é proporcionalmente maior no Brasil do que em países desenvolvidos. Entre os motivos estão o nível de escolaridade, diagnósticos tardios, a dificuldade de acesso ao sistema de saúde, dificuldade do rastreamento através de exames de imagem e a falta de medicamentos de última geração.
É possível, através de exames de imagem como as mamografias, diagnosticar a doença. Quanto mais rápido o rastreamento e detecção da doença, mais rapidamente é possível iniciar o tratamento, que pode ser cirúrgico ou utilizando, quimioterapia ou radioterapia. Ao tratamento de forma ágil, é possível prolongar o tempo de vida sem progressão da doença utilizando medicamentos inovadores e modernos, garantindo mais qualidade à vida de pacientes com câncer de mama.
No Brasil, há falta de equipamentos disponíveis e muitos dos que existem, estão sem condições de realizarem exames de mamografia. Em Poços de Caldas, especificamente, através do SUS, existem pacientes que estão aguardando na fila para a realização de uma mamografia diagnóstica. (Até o fechamento deste projeto, não conseguimos captar com exatidão o número de pacientes).
Problemas-alvo do projeto:
1. A demora no início do tratamento mediante a demora no atendimento e liberação do exame de mamografia pelo SUS;
...