O Max Weber
Por: Maria Ilda • 19/6/2019 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Max Weber (1864-1920)
Weber foi considerado um dos fundadores da sociologia, ele questionava os modos positivistas de elaboração de leis sociais, tema que foi muito debatido na sua época.
O filósofo defendia a concepção de que uma Ciência social não poderia reduzir a realidade baseada no conhecimento adquirido no decorrer da vida e suas experiências à leis, já que tanto na escolha do tema que será abordado quanto na explicação do acontecimento real, o cientista utiliza diversos elementos ligados a realidade dos fatos, como aos seus próprios valores, com a finalidade de atribuir sentido a uma realidade particular. Ainda assim, é necessário se utilizar um método de estudo, e o método apresentado por Weber tem como base o estado de desenvolvimento dos conhecimentos, as estruturas conceituais e nas normas de pensamento, o que permitirá a conquista de resultados benéficos não só para ele.
Weber só trabalha com a realidade, buscando características em comum na sociedade.Para ele, a ação é toda conduta humana com um significado individual atribuído por quem a executa e ação social é toda conduta com sentido para quem a efetua; e ela deve ser praticada com intenção. Com isso, Weber constrói quatro tipos de idéias de ação social que podem se encaixar na sociedade:
- A ação social racional relacionada a fins, a ação é puramente racional, é praticada com um objetivo anteriormente definido e é ultilizada a escolha dos melhores meios para realizar um fim.
- A ação social racional relacionada a valores, não é o fim que orienta a ação, mas o valor, sendo ele ético, político, religioso ou estético.
- A ação social afetiva, a conduta é movida por sentimentos, como orgulho, vingança, loucura, paixão, medo, inveja etc.
- A ação social tradicional, é aquela movida pelos costumes e hábitos enraizados.
Weber vem a definir a sociologia como a ciência que busca entender e interpretar a ação social, e explicar que tipo de mentalidade leva a realização das ações.
Pode-se compreender a partir do conceito de sociologia e das ações sociais o que é relação social, definida por Weber como uma conduta plural, orientada e com conteúdo significativo atento a probabilidade de que agirá de certo modo socialmente, mas o caráter recíproco da relação social não obriga os envolvidos a atuarem da mesma forma, na relação social os envolvidos entendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata, mesmo que não tenha correspondência.
Quanto mais racionais as relações sociais forem, maior será a probabilidade de que se tornem normas de conduta.
...