O PROJETO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Por: elisangelas633 • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 2.078 Palavras (9 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
Elisangela Francisca dos Santos
RA 1840318
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – EAD
PROJETO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
Supervisor(a) Acadêmico Supervisor(a) de Campo
POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2021
Universidade Paulista UNIP
ELISANGELA FRANCISCA DOS SANTOS
Cláudia Batista da Silva
Mara Silvia Rossi Korol
Curso: Serviço Social- EAD
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
“Expressar em sua arte”
São José dos Campos
Setembro/2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .................................................................................4
- APRESENTAÇÃO............................................................................4
- APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.............................................5
- JUSTIFICATIVAS.............................................................................5
- OBJETIVO GERAL..........................................................................7
- OBJETIVO ESPECÍFICO.................................................................7
- PÚBLICO ALVO...............................................................................7
- METAS DE ATENDIMENTO............................................................7
- METAS ............................................................................................8
- METODOLOGIA..............................................................................8
- RECURSOS HUMANOS.................................................................9
- MATERIAIS DE CONSUMO...........................................................9
- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO..................................................9
- ORÇAMENTO...............................................................................10
- Avaliação......................................................................................11
- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................11
- REFERÊNCIAS.............................................................................12
- INTRODUÇÃO
A proposta aqui é a elaboração e execução de um projeto de Intervenção Social: “Expressar em sua arte”, que tem por finalidade dar espaço aos assistidos e cuidadores para que possam de certa maneira, externar suas dúvidas, alegrias, angústias, temores, estes sentimentos que, devido a rotina árdua e até mesmo exaustiva, ficam de alguma forma ocultas. A ideia é que, de livre escolha possam criar cartazes, fazer esculturas, cantar ou criar música, poesia, dança, artesanato etc. Dar a oportunidade de materializar e compartilhar com outros algo que seja representativo para esta pessoa. A data leva a uma reflexão sobre da inclusão social na sociedade e no meio corporativo de pessoas com deficiência e tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a importância do desenvolvimento igualitário e inclusivo e foi criada por movimentos sociais, em 1982, e instituída por lei. Poder dar a eles um momento de comemoração diferente e extrovertido, sem deixar dar a grande importância que existe nesta luta, é fundamental compreender a existência da deficiência como uma das características da diversidade humana. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é último documento lançado que trata da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira e entrou em vigor no dia dois de janeiro de 2016. Apesar da Constituição Federal tratar todo cidadão como igual perante a Lei, garantindo às pessoas com deficiência direitos básicos como qualquer outra, a LBI ou Estatuto da pessoa com Deficiência trata desses direitos de forma mais aprofundada.
Segundo a professora Sandra Rosa, a LBI “não trata diretamente do termo “acessibilidade cultural”, mas sim dos elementos que são necessários para que a Arte e a Cultura, de maneira geral, estejam acessíveis”.
- APRESENTAÇÃO
NOME DA INSTITUIÇÃO: SOCIEDADE HOLÍSTICA HUMANITÁRIA
CNPJ: 65.045.734/0001-32
Endereço: Rua: Professor Gordiano de Faria Alvim Filho,73
Município: São Jose dos Campos/ São Paulo
Bairro: Residencial União CEP 12.239-009
Telefone: (12) 3942-3661
2.1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A sociedade Holística Humanitária fundada em 05 de novembro de 1.991, pela união de pessoas interessadas em lançar um novo olhar sobre a deficiência, acreditando num tratamento mais natural e humanizado das Pessoas com Deficiência, onde o foco fosse a “Pessoa” e não a “Deficiência”. As pessoas atendidas são as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Não tem vínculos religiosos nem qualquer segregação de raça ou de qualquer outro tipo. Sua linha filosófica é naturalista. Seu propósito é acolher e cuidar de crianças, adolescentes, adultos e suas famílias.
3 JUSTIFICATIVAS
A ação sócio educativa como projeto de intervenção foi pensada exatamente em setembro, pois em 21/09 é Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Essa data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados e tem a finalidade de colocar também aqueles que estão dia a dia em busca dos direitos dos que possuem a deficiência física, mental ou múltipla. Pensar, elaborar e adequar tal projeto em tempos de pandemia é de suma importância já que a grande maioria das atividades foram suspensas, tornando ainda mais desgastante para os deficientes e seus cuidadores, saber quais foram suas maiores dificuldades, que desafios tiveram maior impacto. Muitas vezes esses cuidadores se tornam invisíveis sobre seus sentimentos, frustrações e suas dificuldades. O assistente social em seu trabalho precisa compreender de forma crítica a análise da realidade social de forma abrangente e, com esse senso crítico valorizar as potencialidades e experiências desse usuário, possibilitando sua emancipação e modificação da realidade vivente. Para o estagiário de Serviço social desenvolver esta ação sócio educativa é muito importante para sua formação, visto que o mesmo estará relacionando a teoria à prática, vendo a realidade social e as políticas sociais viabilizadas para a população, podendo fazer intervenções diante das necessidades observadas e acrescentando aos seus conhecimentos teóricos-metodológicos à prática técnica operacional proporcionando ao mesmo uma formação de qualidade para que na sua atuação como profissional seja capaz de proceder com coerência, eficiência, competência, qualidade e ética, contribuindo na construção de uma sociedade justa e igualitária. De acordo com o PNAS (Política Nacional de Assistência Social):
...