TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Assistente Social na educação e sua trajetória política

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 14

O papel do Assistente Social na educação e sua trajetória política-social

Resumo

A presente pesquisa apresenta um conjunto de referências históricas sobre a  relação Serviço Social e Educação, tendo por objetivo estabelecer a união entre a Educação como sendo  política pública e sua união ao Serviço Social. O trabalho reflete sobre a contribuição do Serviço Social na educação, de modo específico na escola, pois o Serviço Social é um ofício que labora no intento educativo de trabalhar os vínculos grupais e interpessoais, de causar transformações nas consciências, de garantir novas discussões, além de descrever possíveis diligências no contexto escolar. Sendo assim, este estudo coopera no fundamento de ajudar a escola, e seus profissionais, na questão do enfrentamento de pendências que formam os modelos da formação e do exercer profissional do Assistente Social, das quais, em muitos momentos a escola não tem conhecimento de como interceder. Demonstra ainda o fazer do Assistente Social em relação às famílias dos educandos, que tem por objetivo sensibilizar as mesmas em relação à seu papel sobre a  educação e formação de seus filhos.

Palavras-chave :  Educação; Serviço Social ; Escola; Família.

Abstract

The present research presents a set of historical references on the relation Social Work and Education, aiming to establish the union between Education as public policy and its union with Social Work. The work reflects on the contribution of Social Service in the educational area, in a specific way in the school, since Social Service is an office that works in the educational intent of working group and interpersonal relations, to cause changes in the consciences, to guarantee new discussions, , besides describing possible diligences in the school context. Thus, this study cooperates to help the school and its professionals in the issue of coping with pending issues that form the models of the Social Worker's training and professional work, about which the school has not been aware of how to intercede. It also demonstrates the role of the Social Worker in relation to the families of the students, whose objective is to raise awareness about their role in the education and training of their children.

Keywords: Education; Social service ; School; Family.


Introdução

O Serviço Social e a Educação possuem uma história, possuem uma direção de conversação a ser construído. O aparecimento de profissionais do Serviço Social nas políticas de educação, interferindo diretamente nas questões sociais, pode sim tornar possível a obtenção do conhecimento.

A presente pesquisa determina refletir sobre a cooperação do Serviço Social na área da educação, mais precisamente na escola.

A escola é o lugar de ensinar, aprender e educar. A educação é realizada através da convivência humana, o ensino são os processos metodológicos e didáticos que tornam possível o aprendizado dos alunos e o acúmulo de muitas vivências do sujeito, isto é,  uma  troca de conhecimentos.

A educação é importante para o desenvolvimento da sociedade e é por meio dela que uma nação pode atingir as transformações sociais importantes para o progresso. Nesse aspecto, é útil analisar que “[…] os processos educacionais e os processos sociais mais abrangentes de reprodução estão intimamente ligados” (MÉSZÁROS, 2008, p. 25).

A medida que a escola represente sua função política, ela deve propagar a visão crítica do aluno, necessitando estar em concordância com a realidade do educando, e com a realidade da sociedade na qual ela está entremeada. Portanto ,deve considerar a realidade cultural, social e econômica dos educandos e, principiando dela, o primeiro passo de garantir o envolvimento da família na escola.

Nesta visão o Assistente Social conhecendo os problemas socioeducativos e os mapeando, garante aos alunos a melhoria das condições de estudo e as suas
famílias o caminho ao conhecimento.

Este artigo está desenvolvido em três capítulos. No primeiro, se caracteriza a trajetória do Serviço Social na Educação, em sua visão política - social. No segundo, discursa sobre a integração do assistente Social na escola e suas áreas de atuação e o última e terceiro mostra o trabalho do Assistente Social em relação às famílias dos educandos.

O serviço social na escola : sua trajetória política social

A integração do Serviço Social no ambiente escolar tem início em meados de 1906, nos Estados Unidos, onde, nos núcleos sociais, eram estabelecidas visitadoras para efetivar a ligação com escolas de periferias, de bairros, tendo por objetivo averiguar o motivo do qual as famílias não mandavam seus  filhos à escola, além de investigar a evasão escolar, o baixo rendimento e a não adaptação das crianças na escola.

No cenário latino-americano, os primeiros indícios do Serviço Social
apontam na metade do ano de 1925, quando foi formada a primeira escola dessa especialidade ( Serviço Social ) em Santiago, no Chile.

A criação do Serviço Social na América Latina ocorreu no enfático desenvolvimento capitalista, em que se relacionava o processo de industrialização e, com ele, o crescimento urbano caótico, a miserabilidade, as migrações, possibilitando um espaço fértil para a proliferação desses profissionais (Castro, 2000).

Essa articulação (Serviço Social e Educação ) tem início no Brasil na metade
de 1930, mais exatamente em 1936, quando se estabelece a primeira escola de
Serviço Social
 a (PUC), como seguimento do crescimento das práticas de assistência social que transcorreram nesse período, que era ainda sinalizada pelo assistencialismo, e por pessoas  extremamente religiosas.

Os primórdios do Serviço Social (1936) se deram em um período sinuoso, em que a Educação do Brasil perpassava por um processo de democratização, com extensão das oportunidades de acesso à escola, em todos os níveis
de ensino (Beisegel, 1995).

O aparecimento das escolas de Serviço Social no Brasil foi resultado da influência da religião católica, pois o estado não atendia questões sociais.

Dessa forma, com o surgimento do serviço social houve também a concepção de oportunidades de vida melhores para a classe operária e para todos aqueles que estavam na base periférica da sociedade, as escolas foram importantes nesse processo, já que a precaução volveu-se para a profissionalização dessas pessoas, que procuravam por meio do trabalho técnico responder àquela demanda. Essas instituições eram formadas de família abastada , que se originou na igreja católica na Europa e depois deslocou-se para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (184 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com