O Partido do Manifesto Comunista
Por: 9611 • 29/4/2016 • Resenha • 545 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
Universidade Braz Cubas
Curso: Serviço Social - 2º Semestre
Disciplina: Sociologia
Professora: Flávia Dal Bello
Nome: Tamires Valencio Anastacio - RGM: 277912
Resumo do livro: Manifesto Comunista
Logo no inicio do livro se destacam duas conclusões decorrentes dos fatos:
1ª - O comunismo já era reconhecido como força por todas as potências da Europa.
2ª - Era tempo de os comunistas exporem ao mundo inteiro o seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido à lenda da visão do comunismo.
- O Manifesto do Partido Comunista é um livro critico, com os pensamentos de Karl Marx e Friedrich Engels.
- O livro critica o capitalismo e seu modo de produção, e também como a sociedade se formava através desta produção.
- O Comunismo não era um partido como os outros, era uma parte dos proletários de todos os países, que era mobilizadora e mais decidida, tinha uma visão mais clara das condições, da marcha e dos resultados gerais do movimento proletário.
- Desde a época do feudalismo a sociedade se dividia em dois campos que era a burguesia e o proletariado. Os burgueses se desenvolviam fortemente do comércio e desenvolveu seu poder, tanto financeiro quanto político.
- A burguesia atualizada saiu da decadência da sociedade feudal sem abolição do antagonismo de classes. A burguesia e proletariado foram classificados assim recentemente.
- Em um dos capítulos os autores se referem á oposição dos comunistas distante dos proletários, afirmam que o objetivo dos comunistas era o mesmo de todos os partidos proletários em classe: derrubada da supremacia burguesa e a conquista do poder público pelo proletariado.
- "Todavia, os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre. A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses modernos."
- Os burgueses buscavam o lucro com exploração de mão de obra operária e os burgueses pagavam pouco para muito trabalho.
- Os proletariados trabalhavam para enriquecer a classe que dominava a sociedade, eram muitos trabalhadores mantidos na exploração para criar renda lucrativa, para uma pequena parte de pessoas (os burgueses).
- Vivendo sobre exploração, os proletariados se revoltaram criando partidos políticos em sua defesa. Eles tomaram consciência da situação vivida e lutavam contra a opressão aumentando ainda mais a ação organizada.
- Após vencer a luta de classes, não tornou legítima a vitória sobre a opressão. No entanto se tornaram revolucionários, pois a maioria defendiam a abolição da propriedade privada. Com o socialismo desenvolvido não havia mais divisão de classes, o poder perdia o caráter de opressor, e instaurava-se uma sociedade comunista.
- Na visão de Marx, o proletário era a classe social capaz de reverter o escasso da situação, torcia pela união dos operários e dos proletariados na luta em favor de próprios.
...