TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  24/9/2016  •  Seminário  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Formação Socio-Histórica do Brasil     CARGA HORÁRIA: 80 horas-aula CRÉDITOS: 04                                                                PERÍODOS LETIVOS: 2014.2

 ALUNO (a): JUCIENE FEITOSA DA SILVA SANTOS                                    MATRÍCULA: 2147116453    

FICHA DE ANÁLISE

1. FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO TEXTO BASE

TÍTULO

História do Brasil – Boris Fausto

2. CONTEXTO HISTÓRICO

ÉPOCA/ PERÍODO/ FATO HISTÓRICO

O período do Pré-descobrimento se refere ao período da Historia do Brasil que se inicia com o primeiro povoado do território que hoje é o Brasil e terminado no ano de 1500, marcado pelo descobrimento do Brasil pelos Portugueses.

O período Colonial (15000-1815) abrange do Descobrimento até a chegada da Família Real ao Brasil, período em que a colônia foi preparada para receber a monarquia e boa parte da nobreza portuguesa.

O Império (1822-1889) foi marcado pelas revoltas internas em prol da Independência e da abolição da escravatura.

O Período Republicano (1889- aos dias atuais) marcou o início do presidencialismo como forma de governo. Nesse período, o país enfrentou governos militares, ditaduras e a reconquista da democracia.

LOCAL (IS) ONDE SE DESENROLA O ENREDO

Regime Militar, Período democrática, A Era Vargas, Republica Velha, Império, Colônia.

SOCIEDADE/ CLASSE SOCIAL/ GRUPO PROFISSIONAL

Indígenas, Africana, Europeus e portugueses.

CONTEXTO POLÍTICO E/ OU SOCIAL

A economia iniciada com o extrativismo do pau-brasil e as trocas entre os colonos e os índios, gradualmente passou a ser dominada pelo cultivo da cana-de-açúcar para fins de exportação.

3. QUESTÕES TEMÁTICAS

SINOPSE (RESUMO DO ENREDO)

Dividido em sete episódios, História do Brasil apresenta os principais acontecimentos da historiografia nacional, desde os primeiros tempos até os dias atuais, mostrando as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais que o Brasil viveu em 500 anos de História.

ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, CULTURAIS OU DE OUTRO TIPO, CONSIDERADOS RELEVANTES NO FILME.

A cultura brasileira reflete os vários povos indígenas, europeus, africanos, à cultura africana chegou através dos povos escravizados trazidos para o Brasil, Os negros legaram para a cultura brasileira uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, cozinha e no idioma,

RELAÇÃO DO FILME COM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA PRESENTE NO TEMA 1.

Com relação ao filme com a bibliografia da disciplina podemos observar que com a formação do povo brasileiro ocorreu a partir de contribuição indígena, africana e europeia. Os portugueses impuseram sua forma de ser, pensar e agir conquistando e colonizando o território americano que lhes pertenciam. As revoltas e rebeliões que ocorreram no período colonial e como elas refletiam a crise do Antigo Sistema Colonial. a influência das revoluções europeias no processo de independência política do país e com esse processo foi encaminhado para a solução monárquica.

4. ANÁLISE CRÍTICA PESSOAL

INCLUIR DISCUSSÃO TEÓRICA, ABORDANDO DESDE A ESTÉTICA ATÉ O CONTEÚDO, BEM COMO IMPRESSÕES INDIVIDUAIS QUE VINCULEM O FILME COM O CONTEÚDO DO TEMA 1 E DE QUE FORMA AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL FORAM SENDO FUNDAMENTADAS.

História do Brasil tem como marco divisório principal a chegada dos portugueses em território americano com Pedro Álvares Cabral, em 1500. A partir desse fato histórico, teve início à formação do país, marcado na maior parte do tempo pela conquista dos territórios dos indígenas e pela escravidão de milhões de africanos. Período colonial, período imperial e período republicano compreenderam as demais divisões desse histórico processo formativo.

A manobra usada por Getúlio Vargas para se mantiver no poder não surtiram efeito esperado, ao renunciar, em 1945, temos o início da fase conhecida como Período Democrático. O primeiro presidente, Eurico Gaspar Dutra, havia sido apoiado por Getúlio, que volta ao poder em 1951, eleito pelo voto e lidando com a democracia. A crise, que aumentou com o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, culminou com seu suicídio. Na esteira de sucessões, JK, João Goulart e Jânio Quadros precederam o Golpe Militar. Getúlio Vargas, o Presidente da República seus traços díspares, que iam do populismo ao autoritarismo, o tornaram figura indissociável do Brasil, tanto que os anos em que esteve no poder, entre 1930 e 1945, ficaram conhecidos como Era Vargas. Ao analisa o governo desde a revolução que o colocou no poder, apoiada pelos tenentes, passa pela segunda Constituição Federal, até o momento, durante a II Guerra Mundial, em que o presidente acabou decidindo pelas forças democráticas, com a independência, a recém-nascida República dos Estados Unidos do Brasil surgia duas forças foram responsáveis por esse nascimento: os partidos regionais — que defendiam um poder amplo aos estados — e os militares — que concebiam a república centralizada e mais autoritária. As elites civis venceram nas suas concepções. Dividida em três poderes, a democracia tentava se estabelecer uma nova sociedade que surgia a partir do Império Português, que se instalou no Brasil. Dividido em três fases — Primeiro Reinado, Regência e Segundo Reinado —, esse período tem fim com a Proclamação da República. A força da monarquia se fez presente quando D. João VI transformou a colônia em metrópole. Apesar disso, aqui o reinado era diferente, porque a terra, jovem, não tinha uma aristocracia de sangue, o que fez com que o monarca pudesse usar os títulos para obter mais controle. É nessa época, também, que o poder da cafeicultura começa a surgir. No século XV, o Brasil era uma terra ainda a ser descoberta. A coroa portuguesa foi pioneira na expansão marítima, com recursos suficientes para empreender aventuras em busca de novas terras, além dos aprendizados que o povo da nação tinha das técnicas de navegação. Com as caravelas, invenção deles, Pedro Álvares Cabral avistou as terras que, no futuro, seriam o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com