O Serviço Social
Por: Sara Rodrigues • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 154 Visualizações
Linha do tempo da Escola de Serviço Social PUC Minas
=> A partir de 1946 os jornais de Belo Horizonte, iniciaram a publicação de notas sobre a fundação de uma escola de Serviço Social.
=> 1° de julho de 1946 escola de Serviço Social segundo a manchete do diário católico.
=> 3 de julho o jornal publica a adiada a inauguração
=> No dia 17 era publicado “hoje a instalação da escola de Serviço Social”
=> No dia 18 os jornais folha de Minas e diário davam carta do acontecimento.
• Palavras da folha de Minas “instalada em Belo Horizonte a escola se S.S”
•Palavras do Diário “Inauguram a escola de S.S” e em outra pagina: “Solenemente instalada a escola de S.S de Belo Horizonte” destacando em subtítulos: “Queremos fazer deste instituto um eco fiel da doutrina da igreja” (essas foram as palavras do orador da noite, o prof. Francisco Magalhães Gomes.
=>Pe. Agnaldo leal, vigário de uma das paróquias tradicional de BH, cabia a este a solução da problemática social da capital mineira e de Minas em geral, seguindo a doutrina social da igreja, iniciando assim os atendimentos dentro de uma paróquia e posterior a isso, segue o trabalho com a origem da fundação da escola de Serviço Social de Minas Gerais.
=>2° semestre de 1944 a comissão central confiava a escola S.S de São Paulo a organização do curso no qual participariam os bolsistas de vários estados da união.
=> LBA (legião brasileira de assistência), setor de Minas enviou 4 bolsistas de vários estados da união entre eles funcionários da entidade, legionários e 3 professores estaduais.
=> 1945 retorno dos 3 professores para concluir o curso iniciado.
=> 1946 retorno dos 3 professores aos seus lugares de origem secretaria da educação, uma vez que eles eram solicitados esporadicamente para algumas visitas domiciliares a tuberculosos e hora para visitações de obras sociais. Diante dessas incertezas de trabalho e em virtude de mudança de finalidade por parte da LBA.
=> Em 1945 cursos intensivos por parte do C.E (Comissão Estadual) da LBA em Belo Horizonte, buscando formar auxiliares sociais entregando à monitoria a escola de S.S de São Paulo.
=> 1946 instituto e Caixas de Previdência organizaram outro curso intensivo, e a monitoria foi entregue à escola de S.S de Rio de Janeiro.
=>Março de 1946 Centro católico do comercio organizou outra reunião com a mesma finalidade, professora Modesta Manoela Lopes, foi a encarregada dos esclarecimentos.
=> Fevereiro de 1946 o presidente da federação das industrias pediu a colaboração do grupo do Pe. Agnaldo que era composto pelos 3 professores que se formaram em São Paulo para a elaboração de um trabalho no qual orientaria atividades aos alunos selecionados por concurso para estes poderem assistir a um curso de âmbito nacional para a formação de auxiliares Sociais, sendo ministrada na escola da Universidade Católica do Rio de Janeiro.
=> 18 de Julho de 1946 curso intensivo de S.S cujos participantes eram funcionários procedentes da capital, Divinópolis, Lavras, Três Corações e Ibiá. Curso proferido pelo professor Orlando Machado e o encerramento paraninfado pelo Pe. Agnaldo.
=> 17 de Julho de 1946 sonho do Pe. Agnaldo Leal tornou-se realidade, a escola de S.S de Minas Gerais foi instalada sobre a iniciativa partícula e não contava até o presente momento com nenhum apoio financeiro por parte de qualquer entidade publica ou privada.
=>20:00 do dia a17 de Julho de 1946 - No auditório do conservatório Mineiro de musica , hoje escola de musica da UFMG, abriram-se a sessão solene para aula inaugural marcando assim, o onicio das atividades da nova escola.
=> 25 de julho de 19 - Publicações do jornal “o diário” falado: “Serviço Social em marcha”. Uma escola, centro de gravitação. Missão do Assistente Social. “A teoria e a prática”
=>28 de Julho de 1946 - Inicio das aulas, foi alugada uma casa na rua Bernardo Guimarães, 895, com o auxilio monetário da LBA.
=> 23 de Dezembro de 1946 - Publicação do “diário” sobre o trabalho da escola de S.S na vida da comunidade, começando pela vila Afonso Pena, onde se desenvolvia a obra da Paróquia santo Antonio.
=>1947 – Curso de S.S teria uma sede na rua Antonio Aleixo, 380, imóvel este comprado graças aos esforços dos Assistentes Sociais da casa das domesticas em destaque para a professora Modesta Manoela Lopes realizando varias reuniões com domesticas para elaborar os planos para a Associação, com isso conseguimos empréstimos para a compra onde tal sede teria a finalidade de receber os alunos de 1946 e os que iam iniciar em 1947.
...