O Serviço Social
Por: Luanaoliveira10 • 29/11/2018 • Ensaio • 728 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ESCOLA DE CIENCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
RESENHA “ A COR PÚRPURA”
GOIÂNIA
2018
LUANA THAYANN F. OLIVEIRA
RESENHA “ A COR PÚRPURA”
Trabalho apresentado à disciplina de Oficina Tematica II, 2018/2, Turma C01. no curso graduação em Serviço Social, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Sob a supervisão da Profª. Antônia
GOIÂNIA
2018
O Consenso de Washington
O Consenso de Washington documenta o escancara mento das economias latino americanas, mediante processo em que acabou se usando mais a persuasão do que a pressão econômica direta, embora constituísse todo o tempo o pano de fundo do competente trabalho de convencimento. Certamente, uma versão mais sofisticada e sutil das antigas políticas colonialistas de open-door (porta aberta) nas quais se apelava, sem maiores constrangimentos.
O Consenso de Washington, faz parte da implantação do Neoliberalismo, e da crise da divida de alguns Estados, o Banco Mundial e o Fundo monetário Internacional FMI, entra em ação tentando reverter a divida, efetuando cortes de gastos, reforma tributária, aumento de juros e controle de inflação.
A constituição denominada, informal do consenso de Washington era de acordo com as conclusões da reunião que houve em novembro de 1989, após esta reunião proporciona a coordenações de entidades extrema importância, nas reformas não tinha empecilho para sua natureza informal, se incorporava de significação simbólica. Nesta primeira avaliação realizada por funcionários das diversas entidades Norte Americana e Internacionais obteve uma excelência sobre as reformas feitas na região através da reunião ao Brasil e Peru. O governo norte-americano tinha uma visão ampla sobre as condições para a financeira bilateral que são dois eixos de um objetivo, e multilateral que são mais de dois eixos de objetivos ou seja mais países, para implantar propostas e mais formas de executá-las, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de renda dos países. O objetivo do consenso era reduzir gastos e diminuir custos com funcionários, o governo impôs a privatização de empresas estatais, garantindo o predomínio de iniciativas em todos os setores.
O FMI Banco Mundial, e o Banco Internacional de Desenvolvimento sofre pressão do governo norte-americano para a aceitação das normas Neoliberais, porque o discurso Neoliberal facilitaria as propostas do consenso de Washington, defendia o capitalismo e a intervenção mínima do Estado. Com o objetivo de eliminar a pobreza o consenso tratou das questões sociais, educação, saúde e distribuição de renda, as reformas sociais eram vistas como natural liberalização econômica, era uma forma flexível de se referir aos bens quanto trabalho, e com diversas dificuldades econômicas, surge ao retorno ao LISSES-FAIRE no século XIX, que é uma competência de resolver problemas específicos.
...