O Serviço Social
Por: lua1510na • 17/5/2019 • Resenha • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
Curso – Serviço Social
Unidade Marte
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Pesquisa em Serviço Social
São Paulo
2015
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
Curso – Serviço Social
Unidade Marte
Pesquisa em Serviço Social
Trabalho do Curso de Serviço Social, do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – UNIBERO, como requisito de avaliação da disciplina , Pesquisa em Serviço Social, sob orientação do Professor César Augusto , 5º semestre.
São Paulo
2015
1) Sra. Maria , 38 anos e seus filhos Marcos 7 anos e Antonia 10 anos.
* Os filhos estão apresentando alguns problemas na escola.
2) Assim construir os problemas das crianças.
3) Encaminhamento para o Serviço/Rede.
4) Avaliação “Parecer Social”
5) Justificativa
1) Sra. Maria, 38 anos, separada, natural de Itabaiana, Paraíba, mãe de Marcos 07 anos e Antónia de 10 anos. Mora em São Paulo há 4 anos desde que separou do seu esposo João, não recebe pensão, efetua alguns serviços como faxina de maneira eventual para sobreviver que não suprem suas necessidades básicas, a casa onde reside é alugada e está a 02 meses sem pagar o aluguel, refere que as contas de água e energia elétrica estão com os pagamentos atrasados. A direção da escola que seus filhos Marcos e Antónia frequentam, solicitou a presença dos pais, pois os mesmos apresentam problemas comportamentais como: agressividade; falta de interesse nas atividades propostas; ausências frequentes (evasão escolar) e também efetuam pequenos furtos dentro do ambiente escolar o que propicia a rejeição dos seus colegas e o isolamento, os professores da escola relatam que durante as aulas as crianças adormecem perdendo o conteúdo.
2) A escola comunicou ao conselho tutelar os problemas apresentados pelas crianças e solicitou a visita a sua residência para avaliação do caso devido a evasão escolar e os frequentes furtos cometidos pelas crianças.
3) A Sra. Maria foi encaminhada ao Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS.
O (a) assistente social deve encaminhar a família a serviços e redes que tem a sua importância no acesso a busca de seus direitos pela resolução dos problemas vivenciados pela família.
- Fazer visita domiciliar para conhecer o contexto familiar.
- Fazer entrevista individual e grupal com a família
- Encaminhar a Família para acompanhamento Psicológico.
Foi necessário realizar o cadastro no CadÚnico, serviço este, instituído pelo Decreto Federal Nº 6.135 do de 2007. O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda - aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos para assim receber o Bolsa Família, Cesta básica, Renda cidadã, Renda mínima.
- Encaminhada para a Defensória Pública para requerer pensão alimentícia para os seus filhos.
- Foi inscrita no programa Renda Cidadã : Os critérios de elegibilidade são: - comprovar ou declarar renda mensal per capita de até meio salário mínimo; - apresentar comprovante ou declaração de endereço onde possa ser localizada; -quando houver presença de crianças e adolescentes com idade entre 6 (seis) e 15 (quinze) anos, deverá comprovar a matrícula e frequência no ensino fundamental, - quando houver presença de criança de até 6 (seis) anos, apresentar carteira de vacinação atualizada.
Os critérios de seleção são: - Família com o índice de Vulnerabilidade Social Familiar (IVSF) mais alto; - Família com a menor renda per capita; - Família chefiada por mulher; - Maior número de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 (dezoito) anos; - Membro da família cumprindo medida socioeducativa; - Família integrada por pessoa portadora de deficiência e/ ou incapacitada para a vida independente e para o trabalho, ou idoso com mais de 60 (sessenta) anos; - Família composta por pessoa egressa do sistema penitenciário ou em situação de privação de liberdade.
A família beneficiária do Programa Renda Cidadã deverá cumprir as seguintes condicionalidades: I – família com presença de criança e adolescente entre 6 (seis) e 15 (quinze) anos, comprovar a frequência escolar mínima de 75% (setenta e cinco por cento); II – família com presença de criança de até 6 (seis) anos, comprovar vacinações obrigatórias; III – frequência nas ações complementares oferecida(s) pelo Município de acordo com calendário e atividades estabelecidos pelo executor do programa, respeitando, entretanto, a disponibilidade do beneficiário, devendo planejar as ações em conjunto com as famílias do programa.
- Foi inscrita no Programa De Renda Mínima
O Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima Municipal – mais conhecido como Programa Renda Mínima é um programa de transferência de renda que assegura a melhoria das condições de vida do grupo familiar, por meio da concessão de benefício financeiro. Tem como objetivos promover o acesso do grupo familiar à rede socioassistencial do território do Município; estimular a frequência escolar e fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária.
Para participar do Programa as famílias devem ser residentes e domiciliadas no Município de São Paulo há 2 (dois ) anos, na data do cadastramento; ter renda familiar bruta per capita mensal inferior ou igual a R$ 175,00; ter filhos e/ou dependentes, sendo pelo menos um deles com idade inferior a 16 (dezesseis ) anos; e matriculados em escolas com frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento); possuir carteira de vacinação atualizada dos filhos e/ou dependentes menores de 7 (sete) anos.
...