O Serviço Social
Por: aline_andrielle • 27/4/2020 • Projeto de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Ao contrário do que se pensa a arte terapia pode ajudar o idoso a criar alternativas para buscar através da arte o autoconhecimento, o fortalecimento da auto estima, através de estratégias e materiais diversos. Buscando estimular a criatividade do idoso, a valorização pessoal, ajudando o indivíduo a expressar seus sentimentos de forma não-verbal, ou seja, através da linguagem artística. Com isso os idosos conseguirão manter ativos os núcleos de vitalidade, comunicação e cooperação.
Nas difíceis passagens da maturidade, o processo de criação artístico é um excelente aliado. O Arte terapeuta atua com os idosos no período que antecede a saída do mercado formal de trabalho, por exemplo. Esse momento é cercado de ansiedade e medo, gerando insegurança.
Não se trata de levar o idoso a produzir grandes “obras de arte”, mas de despertar o compromisso de cada um com o seu processo expressivo, que é o compromisso em viver, ajudando a superar os medos e inseguranças, pois muito do que se perdeu pode ser revivido com a arte.
Através da liberação do seu potencial expressivo a arte colabora na prevenção e preservação da saúde física e mental, propiciando uma melhor qualidade de vida.
A criatividade com o passar do tempo vai sendo inibida, pois alguns idosos acham que não têm talento. Essa possibilidade artística é dada para qualquer indivíduo, pode ser de qualquer tipo de expressão, como pinturas, desenhos, teatro, música.
As diversas possibilidades de aprendizagem em grupo favorecem mudanças eficientes e rápidas, como:
- Ampliação da rede de sociabilidade;
- Melhoria da autoestima;
- Reconhecer e valorizar sua história de vida;
- Diminuição da timidez;
- Incentivo à cooperação;
- Auxiliar na comunicação;
- Criatividade e espontaneidade;
- Expressar sentimentos e emoções;
- Trabalhar com “a perda”.
Toda dinâmica de grupo deve proporcionar a seus componentes um ambiente agradável e seguro para que todos se sintam à vontade para expor sentimentos e assuntos pessoais.
As dinâmicas devem ter as fases:
- De preparação ou aquecimento, onde a proposta é feita e o grupo é estimulado a se envolver na tarefa;
- Desenvolvimento da tarefa, realizando atividades ou buscando soluções;
- Fechamento, etapa na qual são apresentadas as conclusões e cada pessoa do grupo pode expor sua opinião ou ponto de vista, bem como uma breve avaliação com os grupo da atividade;
Nota-se a preocupação de adequar as técnicas aos comprometimentos clínicos naturais à Terceira Idade, como também, deixá-los bem à vontade no manuseio dos materiais para que não se sintam “obrigados” a utilizar algo que não os agrade. A arte precisa ser um processo que lhes transmita coisas boas, agradáveis e prazerosas.
A velhice não deve significar “envelhecimento” de atitudes e comportamentos, e a Arte desperta nessa faixa etária a vontade de fazer, criar, superar problemas e, sobretudo Viver.
Podem ser feitas muitas coisas para que o idoso possa ter condições de desfrutar de ótimos momentos. Pode-se proporcionar uma qualidade de vida das mais variadas, onde ele poderá ter alegria e prazer suficiente para se sentir produtivo, ativo, amparado, amado, e mais ainda, se sentir vivo.
Enfim a arte terapia faz muita diferença na vida de cada idoso que participa, pois muitos se encontravam tristes e até mesmo depressivo, hoje nota-se a mudança de comportamento, estão mais ativos, mais dispostos, uma idosa chegou a dizer que se sentiu muito útil na arte terapia e isso para os terapeutas traz uma ganho imenso de dever cumprido.
...