O Serviço Social
Por: devacruz • 27/2/2022 • Relatório de pesquisa • 1.502 Palavras (7 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL 5° SEMESTRE
JANAINA FIGUEIREDO BURITI
RELATORIO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II
PROJETO DE INTERVENÇÃO: A IMPORTANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DA APAE NO ENSINO REGULAR
[pic 3]
Brejo Santo – CE
2021
JANAINA FIGUEIREDO BURITI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II
PROJETO DE INTERVENÇÃO: A IMPORTANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DA APAE NO ENSINO REGULAR
Relatório de estagio Adaptado, apresentado no curso superior de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – Polo Brejo Santo - CE, como requisito parcial para conclusão do 5° Semestre.
[pic 4]
Brejo Santo – CE
2021
Sumário
1 APRESENTAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4 PÚBLICO ALVO 6
5 METAS A ATINGIR 7
6 METODOLOGIA 7
7 RECURSOS HUMANOS 7
8 PARCEIROS OU INTITUIÇÕES APOIADORAS 8
9 AVALIAÇÃO 8
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA 9
APRESENTAÇÃO
O relatório de estagio supervisionado II foi idealizado para ser realizado na área da Educação Especial e Saúde, a instituição escolhida foi a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais- (APAE do Brasil), a mesma foi criada em 11 de Dezembro de 1954 no Rio de Janeiro, fruto de um movimento pioneiro no Brasil para fornece assistência médico-terapêutica as pessoas com deficiência, seu fundador foi Antônio dos Santos Clemente Filho.
O projeto de intervenção foi construído através de estudo bibliográfico sobre a instituição APAE, por que infelizmente devido o COVID-19 as visitas foram suspensas. O plano de intervenção pretende ressaltar a importância do Serviço Social no processo de inclusão das crianças atendida pelo programa nas escolas regulares, sendo que a maioria das crianças que frequentam a instituição não são inserida no ensino regular.
Através da inclusão dessas crianças nas escolas pela APAE elas iram conhecer um mundo mais cheio de diversidade, mais vale ressaltar que a família dever estar de acordo com esse novo passo que as crianças irão dá.
O objetivo maior desse trabalho é contribuir para que todos os envolvidos possam ter um ensino de qualidade e que possam ser inserido no ensino regular, sejam atendidas suas necessidades em sala de aula já que cada criança possuir uma deficiência diferente. E que cada criança seja acolhida pelo que ela é, e não seja vista apenas com suas limitações, que seus direitos sejam colocados em praticas e tenham toda assistência para estarem em sala de aula.
2 JUSTIFICATIVA
Podemos observar que na APAE maioria das crianças não são matriculada na escola regular, e que a atuação do serviço social nesta situação nem sempre pode ser total, devido que a instituição possui apenas um assistente social e o mesmo tem uma demanda de alunos muito grande, sendo assim muitas vezes deixando de lado essa questão devida existir outros problemas que requer maior atenção. Ficando essa responsabilidade para a coordenação da APAE.
Através dessa intervenção iremos mostra que a inclusão escolar deve ser realizada não só pela coordenação da escola e sim por estes dois profissionais em conjunto, pedagogo e Assistente Social, sendo que o Serviço Social deve buscar garanti os direitos dessas crianças porque é dever dele garantir os direitos destes alunos deficientes, surgindo assim, o tema proposto, a importância do Assistente Social na inclusão dos alunos da APAE no ensino regular.
Lembrando que na Declaração Universal dos Direitos das Crianças no Princípio V diz o seguinte: “A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre da algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular”. Além do direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade. Então toda criança tem o direito de frequenta o ensino regular e lá encontra a assistência que o mesmo merece.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Mostrar a importância do Assistente Social para inclusão da criança na escolar regular, garantir o direito de todos a ter acesso à educação de qualidade suprindo suas necessidades.
3.2 Objetivos Específicos
- Analisar quais os alunos que não estão inseridos ainda no ensino regular e quais as dificuldades enfrentadas.
- Despertar nos familiares o desejo de matricular seus filhos na escola regular e mostrar a importância de outros ambientes fora da APAE e do convívio familiar.
- Verificar e analisar junto com a família qual é o maior desafio encontrado no âmbito escolar para as crianças portadoras de deficiência da APAE.
4 PÚBLICO ALVO
O público alvo serão todas as crianças da APAE tento uma atenção maior para aquelas que ainda não frequenta o ensino regular, pais e educadores. Lembrando que APAE atende varias crianças com varias deficiências seja visual, auditiva, intelectual, autismo, paralisia cerebral, hiperatividade, síndromes entre outras. As famílias atendidas são pessoas consideradas em situações vulneráveis e são famílias da zona rural e urbana. São atendidas cercas de 250.000 pessoas com deficiência intelectual e múltipla diariamente.
...