O Serviço Social
Por: 23185600po • 12/10/2023 • Resenha • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 48 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
POLLYANA SARDINHA SILVA
PLANO DE SUPERVISÃO
MIRACEMA-TO
2023
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 3]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
POLLYANA SARDINHA SILVA
PLANO DE SUPERVISÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Magistério Supervisão Serviço Social do Curso de Serviço Social da Fundação Universidade Federal do Tocantins – Campus de Miracema, para obtenção de nota, sob orientação da professora: Celia Albieiro.
MIRACEMA DO TOCANTINS
2023
PLANO DE SUPERVISÃO
- IDENTIFICAÇÃO
- Nome do aluno(a): Pollyana Sardinha Silva
- Estágio: PMLajeado - SMS - NASF
- Período: 10
- Local: Rua Germano Caldeira s/nº - Lajeado
- Assistente Social Supervisor: Bertolino Aires Parente CRESS nº: 3042
- Endereço eletrônico: bertolinoaires@hotmail.com
- Fone: (63) 98475.4580
- JUSTIFICATIVA
O primeiro estágio foi um estágio onde todas as dúvidas foram tiradas, lá eu tive contato com os usuários, fazíamos visitas, juntamente com o assistente social e a Psicólogo, íamos na cidade vizinha chamada Pedreira, foram feitas ações do Setembro Amarelo e varias outras, participamos de varia Palestra aonde colaborou muito com nosso dia a dia.
O estágio supervisionado do Curso de Serviço Social-licenciatura na Universidade Federal do Tocantins – Campus universitário de Miracema, pressupõe atividades efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico e tem como objetivo, proporcionar ao estagiário uma reflexão contextualizada, conferindo-lhe condições para que se forme como autor de sua prática, por meio da vivência institucional sistemática, intencional, norteada pelo curso de Licenciatura em Serviço Social/ UFT e do NASF / campo de estágio. O(A) estagiário(a) deverá proceder ao estudo e interpretação da realidade educacional do seu campo de estágio, desenvolvendo atividades relativas à docência e à gestão educacional.
O estágio sob a forma de projetos possibilita ao aluno(a):
a) vivenciar um processo em todas as suas etapas de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação, que lhe permite ser aprendiz e autor, pois aprende a organizar e administrar o que é necessário e possível em um determinado tempo, com um olhar investigativo e interpretativo do espaço profissional;
b) experimentar uma visão de conjunto do espaço profissional, com percepção das dificuldades que a empresa enfrenta, de sua cultura e das relações que ali se estabelecem de conflitos, confrontos, cooperação e participação;
O supervisor de campo ira supervisionar, proporcionar ao estagiário aprendizagem sobre o fazer profissional evidenciando futura atuação profissional, através do acompanhamento do aluno (estagiário) pelo método de leitura, visita domiciliar, campanhas desenvolvidas dentro do campo de estágio e desempenho do estagiário.
De acordo com RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008.
Art. 2º. A supervisão direta de estágio em Serviço Social é atividade privativa do assistente social, em pleno gozo dos seus direitos profissionais, devidamente inscrito no CRESS de sua área de ação, sendo denominado supervisor de campo o assistente social da instituição campo de estágio e supervisor acadêmico o assistente social professor da instituição de ensino.
O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008. O principal objetivo foi o de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, e aumentar a resolutividade dela, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde. O NASF Chegou ao Lajeado no Início 2018 e foi composto pela a equipe técnica, Psicólogo Nutricionista e Fisioterapeuta.
No NASF a atuação do assistente social possui diversas possibilidades e desafios que são postos no cotidiano do trabalho de apoio as equipes de saúde da família. Este profissional cujo objeto de intervenção é a questão social e as suas mais variadas formas de expressão atua no sentido de participar do cuidado integral. Inserido nesta perspectiva de cuidado e corroborando com o trabalho coletivo, destacam-se algumas possibilidades de trabalho: controle e participação social, participação em atividades intersetoriais e nos Conselhos Locais de Saúde bem como em atividades coletivas e individuais que potencializam a atuação profissional. Ao desenvolver estas ações há a afirmação do projeto ético-político e uma atuação pautada nos princípios fundamentais do Código de Ética. Ademais, a atuação também enfrenta alguns desafios, posto que uma das diretrizes do trabalho do NASF é a interdisciplinaridade. Neste sentido a atuação exige profissionais que compartilhem saberes e trabalhe de forma integrada e pensando coletivamente para consolidar os princípios preconizados pelo SUS rumo a outro projeto de sociedade e a plena efetivação desse novo modelo de saúde ao qual o SUS foi concebido e busca ser orientado.
...