O Serviço Social na Instituição
Por: Thayl • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profª. Orientadora: Liana Ibiapina.
Curso: Serviço Social, 7º período.
Diagnóstico Institucional
Acadêmico(a): Thayanne Silva Leitão
Caxias – MA
2015
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
- IDENTIFICAÇÃO DA ACADÊMICA
- Nome: Alba Cristina Teixeira Fernandes
- End: Rua. A QD. 04 Casa. 08 – Bairro: Galiana
- Cep: 65607 – 350
- Cidade: Caxias – MA
- Tel: (99) 81209219
- Email: albacristina1979@gmail.com
- Identificação do Campo:
- Nome da organização: Centro de Atenção Psicosocial – CAPS III.
- Endereço completo: Segunda Travessa São Francisco, nº 876, Bairro: São Francisco
- Telefone: (99)3421 – 3308 (99)3521 – 4633
- Identificação do Supervisor de Campo
- Nome da Supervisora: Katianne Patrícia Moraes Oliveira da Silva
- Nº do CRESS: 2176 – MA
- E.mail: kpnos@ig.com.br
Descrição geral do campo
Histórico da instituição:
O CAPS III foi instalado em 12 de setembro de 2005, ( sua inauguração só ocorreu no dia 01 de outubro do mesmo ano) na gestão do prefeito Dr. Humberto Coutinho, estando localizado na segunda travessa São Francisco nº 876, bairro Seriema, onde possui em média, cerca de 400 pacientes atendidos mensalmente, que não se restringem apenas aos da cidade de Caxias, mas abrange as demais cidades vizinhas e da zona rural.
Tem como objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso aos trabalhos, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às interações em hospitais psiquiátricos.
Seu público é formado por pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes. Entre os seus usuários encontramos pessoas que já tiveram uma longa história de internações psiquiátricas, como aqueles que nunca foram internados ou já foram atendidos em outros serviços de saúde ( ambulatório, consultório, etc).
No CAPS III seu horário de funcionamento é segunda a sexta, sendo que para os pacientes que ficam internados, o mesmo funciona 24 horas durante os sete dias da semana. Na instituição são feitas agendamentos de consultas, entrega de medicamentos aos pacientes que encontram – se em acompanhamento na instituição, orientação, etc. Contando ainda com uma estrutura física é composta por uma recepção, uma secretaria, quatro salas de atendimentos, dois dormitórios, uma sala de enfermagem, uma cozinha, um refeitório, uma farmácia, uma sala de terapia ocupacional e dois banheiros.
O CAPS III é um serviço especializado no tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e conta com uma equipe multiprofissional e especializada formada por 2 coordenadora, 4 médicos psiquiátricos, 2 psicólogos, 2 assistentes social, 1 nutricionista, 1 educador físico, 1 pedagoga, 1 terapeuta ocupacional, 1 fonoaudióloga, 3 vigias, 7 segurança, 7 enfermeiros, 4 cozinheiras, 1 farmacêutico, 1 zelador.
O CAPS III conta ainda com uma parceria tais como: Secretaria de saúde, prefeitura municipal e demais políticas públicas, onde é importante lembrar que o CAPS III precisa estar inserido em uma rede articulada de serviços e organizações que se propõem a oferecer contínuos cuidados.
...