O papel do Serviço Social
Por: anavitoriapn • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Angra Novais Azevedo RA 1511175
POLO
Livramento de Nossa Senhora
2015
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
A legitimidade e o reconhecimento da profissão
Quer seja na área empresarial ou em outras áreas de exercício profissional o assistente social, formado em Serviço Social, tem como maior objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, saúde, habitação e assistência social. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.
Ter o serviço social como objeto de estudo é uma grande desafio, esta profissão foi regulamentada no Brasil em 1957, tornando-a assim uma profissão legitimada socialmente bem como significa que ela tem uma função social. Mas as primeiras escolas de formação desses profissionais surgiram em 1936. O maior objeto de estudo do serviço social na mais nova proposta de reformulação curricular tem sido a questão social que visa resgatar a sua concepção como forma de refletir sobre a possibilidade de a questão social constituir em nosso objeto profissional, que está relacionado a uma visão de homem e mundo, e isto tem base numa teoria de que no modo capitalista de produção equivale a uma opção política. O serviço social está construindo a sua história voltada para a maioria da população. A legitimidade e o reconhecimento por sua vez se junta sobretudo para avaliar se uma ação ou decisão é adequada ou não.
A busca pela legitimidade da profissão vem de uma perspectiva evolucionista, que diz que esta legitimidade do serviço social radica na especificidade da sua prática profissional (Montaño, 2009, pág.54). Legitimidade: caráter, estado ou qualidade do que é legitimo [...] que está fundamentado e amparado em lei (Houaiss, 2001). Radica: criar raízes.
Não adianta somente ter conhecimentos, é também necessário saber utilizá-los e defender as decisões que forem tomadas. Durante a rotina de um assistente social, ele na verdade se articula e responde as exigências diferentes dependendo das ações nas quais foi protagonista. O serviço social está associado a uma visão de homem e mundo, e tem sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do país ultrapassando a ideia do homem como objeto profissional. Entre os anos de 1937 e 1999 a profissão do serviço social passou por uma profunda transformação, isso começou colocando nos homens a verdadeira “culpa” por tudo que os mesmos vivenciam e vendo que a saída para a sua recuperação e a da sociedade estava fundamentada numa prática doutrinária de princípio cristão.
Em 1999 esta profissão se apropriou do pensamento marxista quando a partir de então começou a analisar que as desigualdades sociais surgem a partir da divisão social do trabalho criando assim uma sociedade que se divide entre possuidores do meios de produção e os que não detém este meio.
‘’... O serviço social atua na base das inter relações do binômio individuo-sociedade. [...] como prática institucionalizada, o serviço social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas”. (Documento de Araxá, 1965, pág. 11)
...