O serviço social na contemporâneas
Por: Iris Damazia • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
Aluna: Iris Damazia Silva Alves
RA: 1723859
Sala: x xxx
Disciplina:
Professora: Amarilis Tudella
O Serviço Social na contemporaneidade
Trabalho em grupo TG
São João Del Rei – Minas Gerais
2017
[pic 2]
[pic 3]
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Serviço Social na atualidade. Trataremos dos desafios com relação aos rumos éticos do trabalho do assistente social no cenário atual. Com ênfase nas políticas públicas para o atendimento aos mais necessitados.
Universalização, acessibilidade, equidade e justiça social serão os temas abordados.
O Serviço Social de hoje deve romper com uma visão endógena, interior.
O Assistente Social tem que ser um profissional propositivo e não só executivo. A atividade burocrática e rotineira não pode ser regra padrão. Isso impediria as possibilidades inovadoras para as ações.
Entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade, como forma de especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade. Pressupor o Serviço Social como um trabalho e privilegiar a produção e a reprodução da vida social.
A questão social é o conjunto de expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura em que, a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas.
Apreender questão social é também captar as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida construída no cotidiano. Enfim, decifrar as múltiplas expressões da questão social e as novas características que assume na contemporaneidade, atribuindo transparência ás iniciativas voltadas á sua reversão.
A qualidade das condições de trabalho e qualidade de vida em sintonia com a rentabilidade do capital investido, voltada para o trabalhador produzir mais com menor curso, para gerar maior lucratividade. Hoje o fato é que a desorganização e destruição dos serviços sociais públicos é conseqüência da ineficiência das ações do Estado em suas responsabilidades sociais.
Várias esferas da sociedade estão se mobilizando em torno da defesa dos direitos das crianças e do adolescente na sociedade brasileira e os assistentes sociais somam-se a outras forças sociais, contribuindo para dar visibilidade pública a essa face da questão social. Relacionar o momento presente desafia os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar e explicar as particularidades da questão social nos níveis nacional, regional e municipal, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
...