OS ASPECTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MAX WEBER
Por: MariaGretta63 • 20/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 303 Visualizações
TRABALHO DO MÓDULO: ÍNDIVÍDUO E SOCIEDADE I
PROFESSORA ANDRÉA BRAGA
ALUNA MARIA GRETTA ALVAREZ MARQUIORO – GRR 20158537
ASPECTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MAX WEBER
RESUMO
Com este texto pretende-se fazer uma rápida tomada de vida e obra de Max Weber. Tem início com uma síntese bibliográfica, com uma rápida passada pelos principais pensadores que influenciaram suas obras, as idéias pelas quais divergiam e a linha que lhe serviu de base em seus estudos científicos e metodologias, visto que foi ele um estudioso em economia, história e as diversas religiões de sua época. O estudo procura mostrar quem foi Weber, baseando-se em suas teorias, métodos, idéias e principais obras.
PALAVRAS-CHAVE: Max Weber. Sociedade. Ação Social. Sociologia.
1.INTRODUÇÃO
Weber compreende as sociedades a partir do conjunto das ações individuais. A sociedade é, para ele, um conjunto de indivíduos que praticam ações partindo dos outros. Elas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais, ai então está a ação social. Tal ação é destinada a cada indivíduo, sendo que suas atitudes são transformadas pela sociedade que cada um vive.
O homem para Max Weber, sempre viveu em um Estado de acumulação e conspiração do outro, ou seja, as sociedades humanas aos poucos buscaram as melhores condições sociais para si mesmos. Essas condições sociais serão transformadas com grande êxito, e os indivíduos passaram por grandes modificações, buscando com o tempo o Poder, e as sociedades humanas irão se adaptar á esse processo, surgindo assim uma divisão de tais indivíduos, como diz Max Weber às classes sociais como veremos á seguir.
2.BIBLIOGRAFIA
1864 - Nasce em 21 abril Max Weber em Erfurt, Alemanha
1877 - Escreve o ensaio do curso da história alemã, com especial referência às posições do Kaiser e do Papa
1882 - Weber estuda Direito, Economia, Administração, Filosofia e Teologia nas Universidades de Heidelberg e de Berlim
1889 - Weber apresenta sua tese de doutorado baseada na história das empresas comerciais na Idade Média
1890-1892 - Weber realiza uma pesquisa sobre a situação dos camponeses na Prússia Oriental, publicada em 1894: As tendências na evolução da situação dos trabalhadores rurais na Alemanha Oriental
1891 - Weber publica História das instituições agrárias
1894 - A tese A história agrária romana e seu significado para o Direito público e privado garante a Weber sua aprovação para lecionar Economia política na Universidade de Freiburg
1895 - Weber escreve As causas sociais da decadência da civilização antiga.
1896 - Weber leciona na Universidade de Heidelberg
1904 - Weber viaja aos Estados Unidos e publica a primeira parte de “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (vindo a publicar a 2ª parte um ano depois em viagem aos EUA) e o ensaio A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais
1908 - Weber escreve dois artigos sobre psicosociologia industrial e As seitas protestantes. Ajuda a organizar a Associação Alemã de Sociologia
1909 – Escreve e publica “ As relações de produção na agricultura do mundo antigo”
1910-1919 – Neste período além de “Economia e sociedade”, Weber escreve sobre a sociologia compreensiva, além de “A ética econômica das religiões universais”. Quando tem início a primeira guerra mundial, Weber administra nove hospitais, faz conferências, escreve os artigos: “ A política como vocação” e “A ciência como vocação”, publica o Ensaio sobre o sentido da neutralidade axiológica nas ciências sociológicas e econômicas e ministra o curso “Uma Crítica Positiva da Concepção Materialista da História”.
1919 – Responsável por um curso na Universidade de Munique, acaba tendo “História Econômica Geral”, publicado três anos após sua morte, em 1923.
1920 - Morre aos 56 anos.
1922- Após 2 anos de sua morte é publicado seu livro “Economia e Sociedade”.
3.PRINCIPAIS PENSADORES QUE INFLUENCIARAM WEBER
Kant (1724/1804), Marx (1818/1883) e Nietzsche (1844/1900), foram conforme citam estudiosos, os maiores pensadores que influenciaram a teoria de Max Weber. Acreditava como Kant, que todo ser humano tem aptidão intelectual e desejo de se posicionar de modo consciente frente ao mundo.
Para o sociólogo alemão, Marx era leitura obrigatória, por tratar de um tema de interesse para ele, o capitalismo ocidental. Seus estudos eram direcionados para a história do capitalismo, a economia capitalista, sua ideologia e o modo como a sociologia pode interferir. Criou a concepção que articulava economia, política e cultura. Não concordava com Marx quando dizia que a economia é o centro da realidade
Concordando com Nietzsche, Weber não vê com otimismo, mas sim com pesar a modernidade, percebe-se quando fala em desencantamento, racionalismo.
4.VERTENTE TEÓRICA
Max Weber busca compreender o sentido das ações sociais. Acredita que a sociologia precisa compreender e analisar as ações sociais. Analisar, se em uma ação social, os indivíduos levam em consideração a existência e o comportamento do outro.
Weber estabeleceu 4 tipos de ação social. Para essa análise é necessário observar, segundo CABRAL (2015)
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
Exemplo: Precisando fazer compras de supermercado, descubro que os preços no supermercado de Curitiba estão muito mais baratos. Entro em contato com meu irmão para que traga estas compras quando vier. Por saber que aqui em Matinhos irei pagar muito mais.
2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
Exemplo: O médico que faz sempre consultas rápidas e de qualquer jeito, porém quando atende um paciente que também é médico, explora todas possibilidades para fazer um ótimo atendimento e ser bem visto.
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