OS PROJETOS DE PESQUISA
Por: PHAULLY • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.112 Palavras (13 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
[pic 3][pic 2]
UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – M/S
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
[pic 5][pic 4]
08/11/2014
PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao curso (Bacharel Serviço
Social 6º semestre) da Universidade ANHANGUERA-
UNIDERP – Universidade de Campo Grande/MS para
a disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social.
Professora da disciplina:
08/11/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 RESUMO DO TEXTO
3. FICHA BIBLIOGRAFICA.................................................................................................5
RESUMO CRITICO DO TEXTO..........................................................................................6
TEMA FAMILIA E SOCIEDADE.....................................................................................7-8
METODOLOGIA.....................................................................................................................9
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................10-11
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................12-13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho integra a disciplina Projetos de Pesquisa em Serviço Social, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o trabalho de pesquisa, visando o detalhamento de um projeto de pesquisa em Serviço Social, o qual será apresentado no final deste trabalho.
Através deste desafio tivemos a oportunidade de estabelecermos um envolvimento com o aparato Teórico e Metodológico necessário ao conhecimento das questões sociais, promovendo a reflexão em relação a interferência do Assistente Social na sociedade, contribuindo para capacitar o futuro profissional na formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.
2. Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”: De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, tudo tem que ser alicerçado em provas. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “ou cientistas verificam que”.Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade. Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.
O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes. Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto. Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário esotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e contribuam para a transformação desejada.
3. FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO:
Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas a fim de inteirar-se sobre as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização de conhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica” LAKATOS (2012), observando os principais pontos. Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados para assim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo. Segue as etapas realizadas:
3.1 Fichamento: Família Demandas para o Serviço Social Família versus sociedade
SILVA, Jéssica Caroline Medeiros. 2008, Artigo publicado: ETIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ISSN 21-76-8498, Vol. 4, No 4 (2008) Disponível em: acesso em 04 nov. 2012
...