PORTFOLIO SERVIÇO SOCIAL
Por: Decya • 26/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 1.714 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL 4
2. SUMÁRIO DA PROPOSTA 5
3. JUSTIFICATIVA 5
4. OBJETIVOS 7
5. METAS 7
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
7. REQUISITOS TÉCNICOS OU RECURSOS 8
8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 9
9. CRONOGRAMA 9
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é uma insituição pública de Assistência Social, localizado em território com maior vulnerabilidade social, é a instituição responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nestas áreas. Dessa forma, o Projeto de Intervenção tem como tema: “O Benefício de Prestação Continuada – BPC”; e foi elaborado com a intenção de trabalhar suas normas, visando capacitar e orientar os funcionários e usuários do CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, da cidade de Barras-PI. Desenvolve projetos como o Programa Bolsa, BPC - Beneficio de Prestação Continuada, Benefícios Eventuais e outros.
1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL
O município fica localizado na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mesorregião do Norte Piauiense. O município tem 41.730 habitantes (2003).
Em relação à escolaridade, a proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação. No período de 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu para 97,44% 2010. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu para 80,40% também em 2010.A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu para 40,86% no período 2010. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio 19,89% em 2010. Entre 2000 e 2010, a razão de dependência de Barras passou de 74,60% para 58,44% e a taxa de envelhecimento evoluiu de 6,01% para 7,05%. Entre 1991 e 2000, a razão de dependência foi de 98,43% para 74,60%, enquanto a taxa de envelhecimento evoluiu de 4,81% para 6,01%.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção socialbásica da assistência social, objetivando prevenir situação de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, de fortalecimento de vínculos familiares ecomunitários. É o espaço onde os serviços de proteção social básica são executados de forma direta e articulada com outras redes.
2. SUMÁRIO DA PROPOSTA
O Projeto de Intervenção tem como tema: “O Benefício de Prestação Continuada – BPC”; foi elaborado com a intenção de trabalhar suas normas, visando capacitar e orientar os funcionários e usuários do CRAS – Centro de Referencia da Assistencia Social, na cidade de Barras - PI. Desenvolve projetos como o Programa Bolsa, BPC - Beneficio de Prestação Continuada, Beneficios Eventuais e outros.
Neste trabalho, exige-se o proposito de direcionar olhar, realizar um trabalho de divulgação, orientação do Benefício de Prestação Continuada – BPC, não deve ser o senso comum, bem como, quanto ao descumprimento com o recurso financeiro do beneficiário do BPC. Após a realização desta ação, esses mesmos usuários e funcionários além de sanarem suas dúvidas referentes ao tema proposto, também servirão de multiplicadores das informações aos futuros usuários dos mesmos serviços nesta instituição.
O público-alvo do Projeto de Intervenção são Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com necessidades especiais, incapacitadas para o trabalho e para a vida independente
3. JUSTIFICATIVA
Segundo a Resolução nº 109, de 2009 da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o serviço de proteção social básica deverá ser executada de forma direta nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS, que atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário na oferta de programas de atenção as famílias. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a ação socioeducativa, realizada por meio da participação dos usuários em grupos, que temcomo objetivo possibilitar o acesso à informação e novos conhecimentos, enriquecendo o cotidiano das famílias atendidas pela assistente social.
O CRAS desenvolve o apoio social às famílias, fortalecimento da convivência comunitária, informação, orientação, e encaminhamento com os respectivos acompanhamentos, Implementação de serviços, programas (Bolsa Família), projetos e benefícios (BPC, Passe Livre Municipal e Interestadual).
Conforme o art. 2°, LOAS (2008), O Benefício de Prestação Continuada – BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir
...