PROJETO INTEGRADOR I (2013)
Casos: PROJETO INTEGRADOR I (2013). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurajoan • 30/10/2014 • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 378 Visualizações
MANUAL DE ORIENTAÇÃO
PARA ALUNOS
PROJETO INTEGRADOR I (2013)
1. OBJETIVOS
1.1. OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver a criatividade e a inovação aplicada a um projeto de desenvolvimento de um jogo, facilitando a integração dos conhecimentos adquiridos e os conteúdos abordados nas disciplinas do semestre;
Desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras, no sentido de ampliar suas oportunidades de sucesso no atual contexto da profissão de administrador.
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Construir um jogo em equipes de alunos, que participarão tanto em sua produção quanto em um momento final numa competição inter-equipes;
Vivenciar a competição e o trabalho em equipe como dinâmica fundamental da ação empreendedora;
Estimular a capacidade de agir e pensar por conta própria, estimulando a atitude de participante e ator ao mesmo tempo;
Ajudar na percepção de uma visão de futuro própria, de forma que os participantes sintam que sua criatividade e iniciativa são essenciais para assenhorear-se de seu espaço e encontrar em sua atividade prazer e emoção;
Consolidar conteúdos aprendidos por meio de seu levantamento, revisão e consolidação para ser utilizado no jogo;
Desenvolver idéias e valores que os prepare para a prática empreendedora e cidadã.
2. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Os alunos deverão desenvolver uma idéia inovadora de um jogo que aproveite os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre a partir de duas temáticas centrais: CIDADANIA e EMPREENDEDORISMO. O formato do jogo é de livre escolha dos alunos.
Os alunos formarão Grupos de três a cinco membros para desenvolverem o Projeto do Jogo. Ao longo de todo o processo de criação e desenvolvimento, cada Grupo elaborará um portfólio, registrando todas as pesquisas e reuniões realizadas, aprendizados, desafios e fatos relevantes. Por fim, procederão à entrega da versão final do jogo e do portfólio e os apresentarão à banca de professores.
Os grupos serão orientados pelo professor da disciplina Projeto Interativo I e também pelos outros professores do semestre.
Para acompanhamento da participação no desenvolvimento do trabalho, cada Grupo elaborará relatório descrevendo atividades realizadas e pontuando a participação de cada integrante.
2.1. INSTRUÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO JOGO.
Até o dia 22/03/2013, os grupos deverão apresentar a primeira proposta do jogo que pretendem desenvolver. Esta proposta deverá seguir o seguinte roteiro:
Capa
Nome da Instituição
Curso, semestre e período (matutino ou noturno)
Nome do jogo desenvolvido, precedido do termo “Projeto Interativo I”
Nome dos componentes do grupo
Conteúdo
Nome do Jogo
Objetivos do Jogo.
Público-alvo.
Explicação da Proposta Didática (indicando o processo de análise e escolha de idéias e oportunidades para o jogo).
Diferenciais Mercadológicos.
2.2. INSTRUÇÕES SOBRE A CONFECÇÃO DO PORTFÓLIO DE ATIVIDADES
O portfólio de atividades deve funcionar como um diário de bordo, descrevendo todas as atividades realizadas pelo Grupo. Recomenda-se que o portfólio apresente:
Pesquisas realizadas;
Visitas e reuniões ocorridas;
Atas das reuniões realizadas;
Processo de escolha do nome do grupo e do jogo;
Processo de escolha da proposta a ser desenvolvida;
Descrição do jogo, sua estrutura e componentes, suas regras;
Descrição do desenvolvimento do Jogo (levantamento do conteúdo informacional, estruturação de todo o suporte do jogo, construção de protótipo e teste-piloto).
Impressões do Grupo sobre as ações desenvolvidas;
Aprendizados realizados em cada etapa;
Orçamento e cronograma de desenvolvimento.
Relacionamento entre a Proposta Didática e dinâmica do jogo.
Fotos, diagramas e ilustrações do jogo finalizado e de sua aplicação.
Todas as fontes bibliográficas utilizadas.
2.3. INSTRUÇÕES SOBRE A APRESENTAÇÃO
Os grupos deverão entregar previamente os jogos finalizados à banca, conforme data definida na agenda e no plano de ensino.
Os grupos deverão apresentar o trabalho para uma banca formada por no mínimo 02 professores do semestre. Haverá uma nota para a apresentação oral do trabalho.
As apresentações orais durarão até 15 minutos. Finalizadas as apresentações orais, os grupos terão mais 20 minutos para demonstrar o jogo aos professores.
Nessa apresentação, o grupo deverá optar pela melhor forma de apresentar o jogo, cuidando, entretanto, de administrar o tempo disponível.
Os jogos poderão ser utilizados para fins de exposição dos trabalhos realizados pelo Curso.
3. AGENDA
1º BIMESTRE
- Apresentação do roteiro para os alunos;
- Entrega da Folha de Formação dos Grupos;
- Entrega da Proposta do jogo (Projeto)
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