Palestrado Violência Domestica
Por: Silvio Bancks • 11/4/2022 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR - PALESTRA VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLECENTE
LOCAL: FACUDADE ANHAGUERA CAMPUS MARTE-SP PALESTRANTE: CLAUDIA C. MELO FEREIRA
Violência Doméstica é todo o tipo de violência explícita ou velada que é praticada entre os membros que habitam um ambiente familiar em comum, entre indivíduos unidos por parentesco civil ou com afinidade e confiança pelas vítimas. Violência doméstica se caracteriza como negligencia, violência verbal, violência psicológica, violência física e violência sexual. A negligência é o ato da omissão do responsável por seu dependente dos cuidados básicos, falta de afeto, falta de cuidados médicos, falta de higiene. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves. A violência verbal normalmente é utilizada para ferir e incomodar a vítima, como por exemplo com ofensas morais, ameaçar, amedrontar, gritar, acusar, xingar, zombar, criticar, humilhar e discriminar. Violência psicológica é um tipo de violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas, sim emocionais, são chantagens, menosprezo e ameaçar, o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior e impotente. A alienação parental é outra forma bem comum onde um dos pais tenta manipular sentimentos da criança contra outro responsável ou familiares. Na violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, causar dor física, que pode ser através de socos, tapas empurrões e queimaduras e outros. Nem sempre as agressões são visíveis deixando ou não marcas evidentes.
Violência sexual - o agressor usa do poder que tem, força física ou confiança da vítima para obter satisfação sexual, sem o consentimento da vítima. São Características da Família: oculta e justifica lesões, por englobar o medo e vergonha geralmente culpabiliza a vítima.
A (o) assistente social precisa ter a percepção sensibilidade e olhar atento e cautelar para constatar a violência Doméstica.
...