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Politica

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Por:   •  14/5/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

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Introdução.

O objetivo desse trabalho é a analisar a educação, a socialização e a cultura como processos sociais exemplificando seus conceitos e funções na obra dirigida por David Fincher denominada “O curioso caso de Benjamin Button”. Tendo como base as leituras indicadas na referência bibliográfica.

A relação entre sociedade e educação observada a partir do filme “O misterioso caso de Benjamin Button”.

Primeiramente, antes de ser estabelecida a relação que existe entre sociedade e educação, é necessário compreender o significado de tais termos. Segundo o minidicionário da língua portuguesa Aurélio (2000), por sociedade entende-se como sendo um “grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns”, ou seja, comunidade. Também podendo ser explicado como “grupo de pessoas que, submetidas a um regulamento, exercem atividades comuns ou defendem interesses comuns”. No filme “O misterioso caso de Benjamin Button”, um exemplo de sociedade é a casa de assistência ao idoso onde a personagem Benjamin, interpretado por Brad Pitt, é abandonado ainda bebê. Que, por sua vez, também está inserida em outro exemplo de sociedade. A América pós-primeira guerra

mundial. Já por educação, de acordo com o mesmo dicionário, compreende-se “processo de desenvolvimento de capacidade física, intelectual e moral do ser humano”. Porém, conforme apresentado por Carlos Rodrigues Brandão (2007), é notável reconhecer que a educação não é algo que possua um forma única e exclusiva nem um local único para onde possa ocorrer.

“Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.

Em mundos diversos a educação existe diferente: em pequenas sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou pastores nômades; em sociedades camponesas, em países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classes, de classes, com este ou aquele tipo de conflito entre as suas classes; em tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formação ou com ele consolidado entre e sobre as pessoas”. (BRANDÃO, 2007).

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