Politica Social Brasileira
Por: sandala1 • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA
Sete Lagoas
2012
POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Sete Lagoas
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO......................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................8
1 INTRODUÇÃO
As desigualdades sociais, a pobreza extrema, a insegurança no trabalho, as discriminações de raça, gênero e idade, a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas é a realidade social brasileira, mesmo que são fatos inaceitáveis. No entanto, embora muito se tenha avançado na sua compreensão, isso tudo ainda faz parte do cotidiano do país. O conjunto das políticas sociais brasileiras vive há anos sob forte combate. De um lado o aumento da cobertura e do perfil redistributativo da política social, de outro lado, são atribuídas as políticas sociais ao gosto público ali comprometido as causas para inúmeros males da economia brasileira. Em meio á debates e críticas e contra-críticas ao modelo vigente, vemos o país mergulhado em um ambiente econômico ainda marcado por elementos de desestabilização, com conseqüências incertas sobre as possibilidades futuras de desenvolvimento social sustentado.
2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, tendo sua origem no capitalismo, destina-se a classe trabalhadora na luta pelos seus direitos. A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das relações industriais do século XIX. A política foi relacionada a um processo de mediação, como estratégica estatal entre interesses conflitos. A evolução social é o resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período. A evolução é um processo muitas vezes quase imperceptível de mudanças que ocorrem sempre em uma mesma direção. Veja a idéia de progresso segundo Lenski (1970, apud Horton e Hunt, 1980).
A idéia de progresso está associada a capacidade do ser humano em mobilizar energia e informação no processo de adaptação, idéia que está ligada ao desenvolvimento da ciência moderna, á luta pela liberdade política e religiosa e a trnasformação industrial ocorrida a partir da Revolução Industrial e do século XVIII.
A proteção social no Brasil, que nasce no início dos anos de 1930 pela vinculação com o trabalho, se estruturou em função da inserção na estrutura ocupacional e do acesso a benefícios. Nesta época o país foi palco de importantes transformações no papel desempenhado pelo Estado para a proposição de alterações no campo de direitos sociais. As políticas sociais iniciadas a partir da década de 1930 destinaram-se então a permitir alcançar concomitantemente os objetivos de regulação dos conflitos surgidos no novo processo de desenvolvimento econômico e social do país e de legitimação política do governo.
...