Preciosa
Por: PaulaeLara • 15/5/2016 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
PRECIOSA
Produção da apresentadora Oprah Winfrey, Preciosa – Uma Historia de Esperança foi escrito no final dos anos 80 pela escritora e artista performática Sapphire, baseado em suas experiências pessoais como Assistente Social. O filme aborda questões contemporâneas como educação e violência doméstica.
Ganhador de prêmios em Sundance, Cannes, Toronto, SAG, Globo de Ouro e as seis indicações ao Oscar (inclusive Melhor Filme), Preciosa ganhou o reconhecimento merecido. A obra prende a atenção mesmo quando irrita e deprime, em boa parte por conta de sua escolha de elenco. Se você é uma pessoa daquelas que reclamam da vida que levam, Preciosa é um filme que lhe fará refletir.
A história se passa no Harlem, na Nova York de 1987 e é narrada pela personagem principal, Claireece Jones (Gabourey Sidibe), e mostra as situações espantosas que fazem parte do cotidiano de uma família desestruturada. Conhecida como Preciosa, a menina de 16 anos, grávida pela segunda vez do próprio pai, cresce pobre, irritada, gorda e sem amor. Mary (Mo’Nique), sua mãe, é preguiçosa, arrogante. Desprezada pelo marido, ela desconta na filha toda sua raiva, ciúmes e frustrações. Preciosa é possuidora de uma imaginação muito frutífera. Ela sonha, por exemplo, que seu professor é apaixonado por ela e que irão morar juntos. Tal imaginação mostrar-se-á como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resiliência para a difícil estrutura familiar na qual se encontra inserida.
Todo este sofrimento gera consequências graves, como a falta de autoestima que faz Preciosa se esconder do mundo para ocultar, por exemplo, o fato de não saber ler ou escrever. A jovem ganha uma segunda chance no momento em que a assistente social (Mariah Carey) entra em seu caminho, o que vai mudar sua vida para sempre. Essa assistente social lhe encaminha para uma instituição alternativa com o objetivo de oferecer a ela a dignidade que todo ser humano ao menos merece ter. Na professora Blue Rain (Paula Patton), ela encontra a força que necessita para mudar o rumo de sua história.
Preciosa é um filme forte e, para quem não está acostumado com cenas tão chocantes se torna difícil digeri-lo. Por outro lado, mostra o trabalho difícil do serviço social no enfrentamento das demandas que derivam da questão social
que surgem exigindo do profissional um conjunto de recursos e instrumentos que vão lhe possibilitar uma atuação efetiva no seu fazer cotidiano.
...