Principio Da Entidades
Resenha: Principio Da Entidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valcapra • 28/4/2014 • Resenha • 205 Palavras (1 Páginas) • 247 Visualizações
2.1 PRINCIPIO DA ENTIDADE
O Princípio da ENTIDADE visa reconhecer o Patrimônio como objeto maior da Contabilidade consolidando a autonomia patrimonial, a necessidade de estabelecer a devida diferença entre o Patrimônio particular no universo dos demais patrimônios existentes independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Muito embora o objeto da contabilidade seja o Patrimônio, o seu objetivo é fornecer informações aos seus usuários, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas.
Para se alcançar o entendimento deste princípio é fundamental que se faça clara separação entre o patrimônio pertencente à empresa e àquele per-tencente aos seus proprietários. O patrimônio pertence à entidade, mas a recí-proca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autôno-mos não resulta em uma nova entidade, mas numa unidade de natureza eco-nômico-contábil.
O patrimônio de uma entidade jamais pode ser confundido com aque-les dos seus sócios ou proprietários; com isso, a entidade poderá ser desde uma pessoa física, ou qualquer tipo de sociedade, instituição ou mesmo con-juntos de pessoas, tais como: famílias; empresas; governos, nas diferentes es-feras do poder; sociedades beneficentes, religiosas, culturais, esportivas, de lazer, técnicas; sociedades cooperativas; fundos de investimentos e outras mo-dalidades afins.
...