Principios Contábeis
Artigos Científicos: Principios Contábeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: TiaZelia • 1/10/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 2.337 Visualizações
1. Quais são as 3 (três) áreas de investigação da contabilidade?
(explique com suas palavras cada uma delas)
Teoria da Contabilidade: maneiras de descobrir os princípios básicos da contabilidade, bem como explicações e soluções práticas.
Doutrina da Contabilidade: Por meio da compreensão dos procedimentos contábeis pode-se usar da contabilidade para o processo de tomada de decisão, partindo da análise dos resultados, tendo como base a legislação, meio padrão para consolidação dos processos contábeis.
Prática da Contabilidade: Toda teoria estando posta em prática. Demonstração de todos os procedimentos contábeis na forma prática. Parte que o contabilista faz, prática.
2. A natureza do fenômeno contábil possui algumas abordagens. Comente estas abordagens.
Considerando as três áreas de investigação na contabilidade, o primeiro assunto a ser adotado é a natureza dos fenômenos contábeis e com quais procedimentos estão preocupados. As abordagens colocadas foram iniciadas a partir da relação do homem com as coisas, para a contabilidade nestas “coisas” incluem-se as atividades, serviços imateriais ou intangíveis e ainda materiais tangíveis, estas relações formaram a base para a contabilidade. Estes relacionamentos que se tornaram padrão para os procedimentos contábeis, explicando a sua natureza se tornaram base para a teoria contábil. O contador é quem responde por certos relacionamentos entre pessoas e entre pessoas e coisas. Dizemos por fim que para contabilização é necessário que o relacionamento interpessoal seja dependente do interesse comum das pessoas em alguma coisa, pois existem sim relacionamentos interpessoais que independem de coisas e estes não estão sujeitos ao seu reconhecimento social; ex: casamento, ascendentes, dependentes, etc.
3. Quanto ao relacionamento social elementar, o que pode-se dizer?
Existem dois relacionamentos extremamente importantes para a teoria da contábil: Relacionamento de pessoas e propriedade de várias espécies; Relacionamento de propriedade entre pessoas e coisas (propriedade comum, relacionamento entre pessoas). Estes relacionamentos de sociedade são mensuráveis na contabilidade, e independentemente disto formam a essência da cultura e caráter social. A nossa sociedade está passando por uma série de mudanças e não se pode deixar de lado a circunstância de um indivíduo ter direito privado de propriedade, e ainda, estes indivíduos perderem muitos direitos diante outras pessoas (escravos).
4. Porque é necessário a mensuração contábil?
A mensuração é a essência da contabilidade. Não existe contabilidade sem mensuração, sem registros, os objetos devem ter uma unidade comum de mensuração, ou seja, facilitar o entendimento da contabilidade, relacionamento social e troca de propriedade, independente do meio de contagem e comparação foi criado uma unidade e/ou medida comum chamada de mensuração.
5. Quais são as condições essenciais da contabilidade?
As
...