Projecto separação
Por: 847995052 • 16/9/2017 • Projeto de pesquisa • 7.032 Palavras (29 Páginas) • 181 Visualizações
Introdução
O presente projecto de pesquisa temos como tema proposto “Um Olhar do Assistente Social sobre as Consequências da Separação dos Progenitores na Aprendizagem Escolar dos Filhos”, O objectivo desta pesquisa é descrever as consequências que o divórcio dos pais ocasionam no desenvolvimento escolar a criança. Para algumas crianças o divórcio dos pais tem sido um acontecimento terrível, pois com a separação dos pais vem junto o medo do abandono e acreditavam que um dos pais ao deixar a casa a deixariam também, elas passaram apresentar receio de ser abandonada pelos pais e isto que pode afectar o seu desenvolvimento social e consequentemente pouca concentração na escola, desencadeando este acto e receio num baixo aproveitamento escolar da criança.
O divórcio dos pais tem influência no desenvolvimento infantil, sobre a maneira como se manifestam os medos e as preocupações, sejam normais ou patológicas e a criança pode apresentar diversos tipos de ansiedade que vai de certeza afectar o seu desenvolvimento social e cognitivo.
De acordo com Biblarz (2000, apud NUNES COSTA; LAMELA; FIGUEIREDO, 2009) crianças de pais separados têm apresentado menor rendimento e interesse sobre assuntos escolares, se observadas em relação às crianças de pais não separados.
Uma separação modifica substancialmente a vida das crianças, principalmente se ela ocorre de maneira conflituosa e traumática. Neste trabalho pretendemos mostrar a relação existente entre o divórcio e a mudança no comportamento quotidiano das crianças, bem como na aprendizagem dentro da escola.
Problematização
Nos dias actuais temos vários factos de separação e divórcios nas famílias. Esta separação dos progenitores que por sua vez tem afectado em grande parte os filhos dos mesmos, com maior enfoque para as crianças com idade pré-escolar bem como as crianças com idade escolar. As crianças com idade escolar, geralmente após a separação dos pais, sentem-se em depressões, transtornos psicossomáticos, problemas no relacionamento com os colegas da escola e dificuldade também na própria aprendizagem escolar.
Este processo de separação/divórcio pode vir a causar na criança problemas de relacionamento social, o seu sentimento geralmente tem sido inseguro, uma vez que para a segurança total da criança depende em grande parte da unidade dos progenitores.
Sabe-se que para se ter um aproveitamento escolar positivo é preciso que estejam criadas todas condições psicossociais para a criança poder desenvolver o seu intelecto sem grandes turbulências, contudo, com os últimos cenários da crescente onda de divórcio no país, trazem a ribalta a questão do aproveitamento escolar destes filhos que passam por essa situação nos seus lares. Doravante, este problema suscitou-nos grande interesse e preocupação em estudar este fenómeno, para melhor compreensão e quiçá encontrar medidas alternativas, para a criança que tem sido vítima nessa briga dos progenitores.
Pergunta de partida
Na nossa qualidade como Assistente Social e promissoras para o bem-estar dos indivíduos, pretendemos saber que relação há das consequências derivantes da separação/divórcio e o rendimento escolar dos alunos?
Justificativa
Em Moçambique cerca de um em cada dois casamentos termina em divórcio e, na maioria dos casos (67%), há filhos envolvidos neste processo. (INE 2002).
O divórcio determina sempre mudanças importantes no dia-a-dia da criança, gerando insegurança e fragilidades.
Embora os pais se preocupem com o efeito que a separação e divórcio têm sobre os seus filhos, estão normalmente também angustiados e perturbados com os seus próprios problemas, menos disponíveis e atentos e portanto também menos capazes de os apoiar e ajudar nesta fase.
Importa no entanto salientar que, a intervenção do Assistente Social neste tipo de caso pode de certa forma ajudar a melhorar o aproveitamento da criança no contexto escolar, uma vez que seria difícil acabar com o mal causador do baixo aproveitamento, que são os divórcios, uma vez que estes são causados por diversos factores, então a necessidade de atacar a criança no ambiente escolar e social de modo que este não saia afectado com a separação dos pais.
Objectivos do trabalho
Objectivo Geral
• Analisar as consequências da separação ou divórcio no rendimento escolar do aluno.
Objectivo específico
Objectivo específico
• Identificar alunos com pais separados ou divorciados;
• Descrever as consequências da separação dos progenitores que tenham implicações para aprendizagem escolar da criança.
• Estabelecer relação entre as consequências da separação/divórcio e o rendimento escolar da criança.
Delimitação do tema
A presente pesquisa tem como tema: Consequências da Separação dos Progenitores na Aprendizagem Escolar dos Filhos, cujo objecto de estudo é o impacto ou consequência proveniente da separação dos progenitores. Assim sendo o título é: Um Olhar do Assistente Social sobre as Consequências da Separação dos Progenitores na Aprendizagem Escolar dos Filhos.
CAPITULO I:
Metodologia
A presente pesquisa ira ser desenvolvido através de pesquisa participante, ou seja, aquela em que o pesquisador se insere no ambiente natural de ocorrência do objecto de estudo pesquisado. Esta metodologia é importante por permitir a verificação da teoria na prática. Para Biblarz (2000), as crianças de pais separados têm apresentado menor rendimento e interesse sobre assuntos escolares, se comparadas as crianças que não apresentam o mesmo tipo de problema.
Desta forma, a pesquisa participante ira permitir a observação do caso, acompanhamento da acção na busca das estratégias dos profissionais envolvidos para evitar os danos na aprendizagem das crianças envolvidas, pois o pesquisador como Assistente Social compartilha de modo consistente de todo contexto que está sendo estudado e facilitará trazer possíveis soluções para o caso.
Nesta pesquisa usar-se-á o método qualitativo porque segundo Rodrigues (2007) é exploratória, descritiva, utilizando uma abordagem de estudo de caso, com base e ou em métodos de natureza qualitativa.
...