Disciplina de projecto técnico
Ensaio: Disciplina de projecto técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogel • 26/10/2013 • Ensaio • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 327 Visualizações
1ª Etapa
Passo 2
Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.
A) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
Desenho artístico pode ser realizado e descrito de varias maneiras a mão livre, sem critérios de normas. A interpretação dele pode ser feita de varias formas, e também seguem normas técnicas, deve manter sempre a objetividade que o caracteriza mantendo um padrão mundial apesar da linguagem.
B) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
As formas de representação mais usadas são em vistas e perspectivas. Perspectivas: é uma visão espacial (três dimensões) de um determinado objeto, onde o alvo e ter uma visão rápida e clara, sem muitos detalhes.
Vistas múltiplas é uma vista que transmite todas as informações necessárias para o total entendimento e interpretação do desenho técnico. Obedecem fielmente normas e convenções de representação, permitindo visualização imediata do objeto descrito.
C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
Em nível mundial, o órgão que regulamenta as normas técnicas é a ISO (International Organization for Standardization).
Passo 3
A) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
O objetivo da utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a agilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
B) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
Tipo de linhas Descrição Aplicação
▬▬▬▬▬▬ ¬Continuo grosso Linhas de contorno visível e arestas visíveis
▬ ▬ ▬ ▬ ▬ Interrompido grosso Linhas de contorno invisíveis e arrestas invisíveis
─ ─ ─ ─ ─ ─ ─ Interrompido fino Linhas de contorno invisíveis e arrestas invisíveis.
C) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
O desenho em papel ainda está em vigor, tanto pela facilidade na compreensão como no custo monetário. O desenho é um documento e pode sofrer modificações (de medidas, por exemplo) e assim repassado através de impressão em papel para quem executá-lo. A escolha do formato e dimensão da folha é da responsabilidade do desenhista ou projetista. Folhas de menor dimensão são mais fáceis de manusear, mas obrigam a utilização de escalas de redução para representação das peças. E quanto maior o formato, maior é o custo da impressão e reprodução dos desenhos, assim como a dificuldade no manuseio.
D) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível.
Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.
Escala de redução, quando a dimensão do objeto é menor que a sua dimensão real. Escala 1:X com X>1. Escala de ampliação, quando a dimensão do objeto no desenho é maior que a sua dimensão real. Escala X: 1 com X>1.
2ª ETAPA
Passo
...