Projeto: A Valorização da Pessoa Idosa
Por: marcisil • 18/10/2019 • Projeto de pesquisa • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 355 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI UNIAN.
Cláudia Gonçalves, Élika Martins, Marcilene Firmino e Vanessa Araújo.[pic 1]
PROJETO A VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA.
Niterói
2016
Cláudia Gonçalves, Élika Martins, Marcilene Firmino e Vanessa Araújo.[pic 2]
[pic 3]
PROJETO A VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA.
Projeto desenvolvido na disciplina Planos e Projetos, apresentado pelo Centro Universitário Anhanguera Niterói-UNIAN como exigência para a avaliação do Curso Serviço Social, sob a orientação da professora (Pedro da Silva Filho).
NITERÓI
2016
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
5. METODOLOGIA 10
6. RECURSOS ..........................................................................................................11
6.1 RECURSOS HUMANOS .............................................................................11
6.2 RECURSOS MATERIAS..............................................................................11
7. CRONOGRAMA...................................................................................................11
8. REFERÊNCIAIS....................................................................................................12
Projeto: Valorização da Pessoa Idosa
Lar Samaritano
Alunas: Cláudia Gonçalves, Élika Martins, Marcilene Firmino e Vanessa Araújo.
Supervisor: Pedro da Silva Filho
INTRODUÇÃO:
O Lar Samaritano foi Fundado em 1941, pelo vereador Aníbal Nora, e sua esposa Constância Nora, tendo como presidente atual, a senhora Marly Silva Martins. Lar Samaritano auxilia e abriga idosos carentes. Tendo a missão de prestar atendimento de qualidade ao idoso no município de São Gonçalo. O Lar aceita e respeita os idosos de todos os credos, sexo, nacionalidades e etnias, buscando o conforto do mesmo e de sua família. É uma instituição 100% filantrópica, reconhecida pelo Governo Municipal e Estadual. Para alcançar seus objetivos a instituição busca parcerias com setores da iniciativa privada e com diversos setores públicos. Tem convênio com a Prefeitura de São Gonçalo que paga menos que um salário mínimo por idoso, através da contribuição dos idosos, trabalha com doações. Sim é cadastrado no Conselho da Pessoa Idosa e o Conselho do Assistente Social.
O aumento da expectativa de vida do brasileiro representa um desafio para o governo e para a sociedade civil: desenvolver políticas públicas que promovam modos de viver mais saudáveis e que assegurem os direitos da terceira idade.Nesse contexto, é fundamental unir esforços para que a população idosa do Estado do Rio de Janeiro possa viver com respeito, dignidade e saúde. Através da informação, podemos contribuir para mudanças de comportamento e aquisição de novos hábitos, pois acreditamos que o envelhecimento ativo é uma conquista possível.
OBJETIVO GERAL:
- Proporcionar melhor inter-relacionamento entre os Idosos, promovendo esclarecimento da pessoa idosa através de grupos de convivências.
OBJETIOVS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver e/ou sugerir programas e outros eventos, que sejam apropriados a discussão do papel do idoso na sociedade atual e seus direitos, estabelecidos na Lei nº 8.842, Diretrizes Política Nacional do Idoso de 05/01/1994 e Lei nº 10.741, de 01/10/2003 ( Estatuto do Idoso).
- Realizar atividades que reforcem os laços afetivos familiares e sociais;
- Organizar calendário de eventos relativos ao idoso, com datas a serem lembradas e festejadas;
JUSTIFICATIVA:
O tema abordado tem como finalidade entender, como o idoso pode exercer da sua cidadania, a busca pela garantia dos seus direitos e a melhora da sua qualidade de vida.
E participando da Associação de Moradores, da Associação de Aposentados e Pensionistas, do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais de defesa dos direitos da pessoa idosa, dos grupos de convivência do seu município. Os idosos teriam mais voz para a elaboração de políticas públicas voltadas diretamente para a pessoa idosa.
Para pensar na velhice e propor ações concretas, que melhorem as condições de vida dos idosos, é preciso criatividade e seriedade. O tempo e o espaço precisam ser reinventados, porque a terceira idade já é uma realidade, não mais uma possibilidade.
REFERENCIAL TEÓRICO:
As conquistas alcançadas com a Política Nacional do Idoso e com o Estatuto do Idoso só foram possíveis pela mobilização das pessoas da terceira idade.Sendo assim, o objetivo do projeto é que esse caminho percorrido pelos idosos seja valorizado e que os mesmos possam ter mais participação seja na casa de conivência ou em Famílias Acolhedoras para que se sintam-se úteis essas novas conquistas possam ser concretizadas.
Políticas de inclusão, para pessoas idosas, tornam-se cada vez mais urgentes em todo o mundo, frente ao acelerado processo de envelhecimento da população. Em 2012, 810 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance um bilhão em menos de dez anos e mais que duplique em 2050, alcançando dois bilhões de pessoas ou 22% da população global. Já no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas.
...