Projeto de Intervenção Profissional
Por: vanessa9602 • 16/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Sumário
1 APRESENTAÇÃO
2 JUSTIFICATIVA 3
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS 4
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
4 PÚBLICO ALVO 4
5 METAS A ATINGIR 5
6 METODOLOGIA......................................................................................................5
7 RECURSOS HUMANOS........................................................................................5
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES...........................................................................5
9 AVALIAÇÃO............................................................................................................6
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.........................................................................6
- IBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................................7
1– APRESENTAÇÃO
O Presente projeto está sendo desenvolvido na unidade do cadastro único dentro do CRAS (centro de referência de assistência social) cantinho das famílias do munícipio de Itapeva SP na qual a secretaria municipal de desenvolvimento social é o setor responsável pelo cadastro único dos programas sociais do governo federal.
Foi observada a necessidade de um folder informativo na recepção do CRAS, para os usuários que aguardam atendimento.
Neste Folder informativo terá esclarecimentos das dúvidas frequentes que muitos usuários relataram ter sobre a diferença do programa transferência de renda auxilio Brasil o (antigo bolsa família) com o auxilio emergencial que foi criado com a finalidade de atender uma emergência no ano de 2020 por causa da covid 2019.
Neste folder também terão todos os programas sociais explicando a finalidade de cada um deles.
2 JUSTIFICATIVA
Durante o estágio no setor do cadastro único dentro do CRAS cantinho das famílias, foi percebido a necessidade de um folder informativo na recepção para os usuários, que se interessassem ler para sanar suas dúvidas sobre os programas sociais existente e diferenciando o programa de transferência auxilio Brasil para com auxilio emergencial temporário.
O motivo da escolha do folder informativo foi para enquanto os usuários aguardam para serem atendidos, que eles possam ter orientações e esclarecimentos de uma forma leve com gravuras e mensagens de uma linguagem clara e objetiva.
Vygotsky-(200, p38) afirma que a linguagem ajuda os sujeitos a providenciarem instrumentos auxiliares na solução de tarefas difíceis, a superar a ação impulsiva, a planejar uma solução para um problema antes de sua execução e a controlar seu próprio comportamento.
Desse modo vejo que o folder informativo cumpre todos esses requisitos.
OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAL
Levar mais informações a todos os usuários que frequentam o CRAS cantinho das famílias que tenham duvidas frequentes sobre os programas socias do governo federal e com uma linguagem leve e ilustrativa que terão mais conhecimentos das mesmas.
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Levar mais conhecimento às famílias que buscam informações a respeito do cadastro único e seus benefícios existentes.
- Proporcionar informações acessível e ilustrativa
- Orientar os usuários principalmente em relação ao programa de transferência de renda auxilio brasil explicando sua diferença com auxilio emergencial que foi criado para atender uma emergência temporária.
- Conscientizar as famílias, a sempre declararem as informações necessárias de forma verídica, pois o cadastro único é auto declaratório.
4 PUBLICO ALVO
Todo cidadão do município de Itapeva SP que faz parte do território do CRAS cantinhos da família inseridos ou que busca se inserir no cadastro único para os programas socias.
METAS A ATINGIR
A principal meta a ser atingida por este projeto de intervenção é expandir o alcance das informações para as famílias acerca de seus direitos e deveres dentro do programa, reduzindo dentro das possibilidades o número de usuários sem acesso a essas informações sobre o Cadastro Único Para Programas Sociais. Garantindo assim mais inclusão para todas as famílias inseridas, gerando assim maior ganho comunitário, bem como operacional.
6 METODOLOGIA
Para a efetivação do desenvolvimento do folder informativo, será aproveitado o momento de acolhida que os assistentes sociais realizam antes dos seus atendimentos individuais, aproveitando esse espaço e momento para esclarecer aos usuários duvidas e pontos importantes do folder informativo reunindo os em grupos para facilitar no aprendizado.
E no final da acolhida será indicado sites, para aqueles usuários que queiram se aprofundar mais nos programas sociais existentes do governo federal.
7 RECURSOS HUMANOS
- 1 assistente social
- 1 estagiário de serviço social
- 1 jovem aprendiz
- 1 coordenadora do CRAS (cantinho das famílias)
8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento Social
9 AVALIAÇÃO
O folder será avaliado pela equipe técnica do CRAS (cantinho das famílias) por meio de um formulário que ficará na coordenação, para que constantemente sejam anotadas as opiniões dos profissionais em relação ao conteúdo abordado e seu impacto aos usuários.
Além disso ficará na sala de acolhimento um formulário de pesquisa qualitativa para que os usuários participantes possam expressar em relação as informações que constam no folder e se lhes foram úteis.
...