Projeto de estagio II
Por: gisele.holzer • 2/7/2015 • Projeto de pesquisa • 820 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1]
PROJETO DIDÁTICO
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
- Caracterização – Dados da Instituição
Nome: Paróquia Menino Jesus
Unidade: Catequese
Endereço: Rua Tibagi 175 Campos do Iguaçu
Município: Foz do Iguaçu
Telefone para contato: 35250142
Nome da Coordenadora: Nair Milhorança
2.Justificativa do projeto:
Sabemos que hoje a criança aprende brincando, pois o mundo em que vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras sendo estas até mesmo folclóricas. O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Sendo assim, se a criança aprende brincando, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa e, portanto eficiente, pois a utilização de certos jogos e brincadeiras é como facilitadores na aprendizagem.
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento.
3.Resumo do Projeto:
A utilização de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem, na educação , são sem dúvida, a solução para se obter resultados positivos no processo de ensino – aprendizagem das crianças. Mas, é importante que se tenha bem definidos os objetivos que queremos alcançar quando trabalhamos como o lúdico, e tomarmos cuidado também com as brincadeiras que vamos mediar, para que esta esteja ligada ao momento correto do desenvolvimento infantil. Como já sabemos, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem.
4. Objetivos:
4.1 Geral:
Mostrar às crianças as oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência as quais proporcionarão uma aprendizagem eficaz fazendo assim com as crianças construam o conhecimento e assimile assim os conteúdos.
4.2 Específicos:
*Valorizar a importância do aprender brincando;
*Promover a socialização e o respeito mutuo entre as crianças;
*Adquirir novos conhecimentos habilidades e pensamentos lógicos;
*Desenvolver brinquedos e brincadeiras que favoreçam no desenvolvimento do ritimo da atenção e da observação;
*Estimular trabalho em grupo;
*Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais interação;
*Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
5. Metodologia:
*Confeccionar um jogo de bingo;
*Realizar o jogo do envelope com perguntas e respostas;
*Atividades lúdicas de coordenação motora onde as crianças irão pintar desenhos sobre o tema do encontro;
*Fazer um teatro com as crianças dividas em grupos;
*Realizar uma gincana com o tema família;
6. Desenvolvimento (especificar os cinco encontros, descrevendo todas as atividades dadas):
Primeiro encontro: Confecção do jogo de bingo;
Segundo encontro: Jogar o bingo sendo que a criança ganhadora de cada rodada ganha um brinde;
Terceiro encontro: Realizar o jogo do envelope com perguntas e respostas sobre temas trabalhos, atividades lúdicas de coordenação motora onde as crianças irão pintar desenhos sobre o tema do encontro;
Quarto encontro: Realizar uma gincana dividindo as crianças em grupos onde cada grupo será uma família e cada família terá que decidir um nome, após um grito de guerra e participar de diversas provas o grupos ou família ganhadora da gincana ganhara uma cestinha de doce cada integrante.
...