Projeto de pesquisa
Por: mariare • 20/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.632 Palavras (11 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
Sumário
- Introdução 3
- Problema 4
3. Objetivo Geral 4
3.1. Objetivo Especifico 4
4. Justificativa 4
5. Metodologia 5
6. Revisão Bibliográfica 6
7.Cronograma 7
8.Orçamento 7
9.Resutados Esperados 7
10.Referências Bibiográficas 8
1.INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como principal objetivo levar até o possível leitor uma breve discussão sobre a atuação do Serviço Social no ambito educacional assim como a necessidade de sua intervenção no processo de inclusão de alunos com deficiencia intelectual na rede regular de ensino, quebrando preconceitos e promovendo a interação social dos mesmos.
O acesso a educação é um direito social garantido a todos os cidadãos pela a Constituição Federal de 1988, porem nem todas as camadas sociais tem um acesso igualitário a rede de ensino,os deficientes intelectuais por muito tempo foram taxados como seres distintos e assim deixados à margem da sociedade e neste contexto a educação inclusiva tem se destacado como uma grande problematica por muitos educadores em todo o ambito educacional, visto que coloca-se em questão as dificuldades encontrados por profissionais e a despreparo oferecido pelas as escolas para atenderem as diferenças apresentadas por alunos com deficiencia intelectual.
Em meio a este contexto surge a presença efetiva do serviço social que a cada dia conquista maiores campos de trabalho, e sua atuação no meio educacional que embora aparentemente seja jovem não se faz tão recente, faz se necessario que este profissional estabeleça uma relação interdisciplinar possibilitando a potencialização do aprender e melhor interação entre instituição e aluno, as relações externas, familia e sociedade tambem aparecem como grande aliada para melhor efetivação do trabalho e melhores resultados.
2.Problema
A participação do profissional Assistente Social na educação regular pode objetivar e promover a universalização dos acessos aos alunos com deficiência intelecutual?
3. Objetivo Geral: Discutir sobre a importância da atuação do Assistente social no processo de inclusão social de pessoas com deficiências intelectuais na rede regular de ensino visando garantir assegurado o direito à educação que é garantida pela Constituição a todos os cidadãos.
3.1. Objetivos específicos:
- Identificar as principais dificuldades encontradas por portadores de deficiência intelectual durante o processo de inclusão na rede regular de ensino, assim como as dificuldades de interação e baixa permanência desse grupo em um meio até então diferenciado.
- Discutir sobre a importância da implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas, visto que apenas 12% das escolas de educação básica têm salas de recursos multifuncionais para o Atendimento de Educação Especializada.
- Discutir sobre a importância da promoção e fortalecimento das relações externas (família e sociedade vinculadas com a escola).
4. Justificativa:
A deficiência intelectual de acordo com dados fornecidos pela Associação Americana sobre Deficiência intelectual do Desenvolvimento (AAIDD), é caracterizada por um funcionamento intelectual inferior a média considerada como normal, essa característica aparece associada a outras limitações adaptativas em áreas diferentes da habilidade, normalmente estas limitações são observadas antes dos 18 anos de idade.
Na maioria dos casos a deficiência intelectual ocorre devido uma alteração no sistema cerebral que podem ser oriundos de distúrbios durante o período gestacional, problemas durante o parto, ou na vida após o nascimento e até mesmo devido a fatores genéticos, sendo melhor conceituada como um quadro psicopatológico que afeta de modo geral as funções cognitivas.
...