Psicologia
Exames: Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Irazer • 1/7/2013 • 373 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
RESENHA TEXTO SOBRE APRENDIZAGEM DE DAVIDOFF, L.
O texto apresenta o contraponto entre as práticas corriqueiras de sobrevivência de animais menos complexos, no caso fora utilizado o carrapato, e de animais mais complexos, tomado como exemplo as pessoas. Aqueles só sobrevivem se tiverem condições previamente propícias para sua alimentação e desenvolvimento, enquanto estes se adequam às adversidades que o meio ambiente lhes impõe.
Apresentou-se um estudo de caso de um garoto problemático de 4 anos de idade, chamado de Charles, onde este fora encaminhado para um instituto psiquiátrico, com quadro grave de socialização, onde apresentava-se extremamente ativo, destrutivo, negativo e comunicava-se por intermédio de poucas palavras. Este quadro fora motivado por ele ter sofrido agressões e ficar isolado em um quarto e seus pais se comunicaram muito pouco e em idiomas misturados. A terapia visava estimular a confiança e a linguagem de Charles, por meio de exercícios didáticos, onde, ao responder bem a tarefa proposta, ele recebia elogios, doces e alguns minutos para brincar. Após o tratamento, que durou mais de 100 sessões, Charles foi encaminhado para um novo lar adotivo.
Aprendemos com o caso de Charles, que:
• por meio da simples observação de outros, podemos aprender muitas lições; no caso de Charles, os psicólogos conseguiram ensinar palavras dando nome aos objetos e incentivando o menino a repetir o que falavam.
• o aprendizado é fruto das consequencias de nossos comportamentos; à medida que o menino adquiria habilidades de linguagem, seu denvolvimento era acompanhado com bastante entusiasmo e interesse por pate de um adulto e ainda era recompensado com doces, brinquedos e brincadeiras.
• o processo de aprendizagem comportamental está diretamente relacionado ao meio social em que se está inserido; para Charles, os pais estavam associados a surras e isolamento, o que de certa forma o levou a internalizar que todos os adultos realizariam aquelas atitudes.
A situação apresentada infere que grande parte da aprendizagem comportamental é acidental, ou seja, não planejada. Ela geralmente ocorresem qualquer esforço do aprendiz.
Quando se trata de aprendizagem, muitos psicólogos distinguem dois tipos gerais: cognitivo-perceptual e comportamental. A aprendizagem cognitivo-perceptual acontece quando percebemos o mundo ao nosso redor a partir das informações sensoriais e as organizamos de maneira a compreendê-las, dar significado a elas e, porsteriormente, integramos esse material à estrutura cognitiva atrvés de processos mentais.
...