Psicologia Juridica
Ensaios: Psicologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IRIZCOSTA • 10/3/2015 • 593 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
RESUMO
a) abundantes, mantendo-se, porém, as idéias principais. Na são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo. O resumo informativo, que é o mais solicitado nos cursos de graduação,, deve dispensar a leitura do texto original para o conhecimento do assunto.
b) Resumo crítico ou recensão: consiste na condensação do texto original a 1/3 ou 1/4 de sua extensão, mantendo as idéias fundamentais, mas permite opiniões e comentários do autor do resumo. Tal como o resumo informativo, dispensa a leitura do original para a compreensão do assunto.
A resenha é um tipo de resumo crítico; contudo, mais abrangente. Além de reduzir o texto, permite opiniões e comentários, inclui julgamentos de
1. Conceito, finalidade e caráter
O resumo é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc., permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo. O caráter de um resumo depende de seus objetivos: apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto; condensação do conteúdo, expondo ao mesmo tempo as finalidades e metodologia quanto os resultados obtidos e as conclusões da autoria, permitindo a utilização em trabalhos científicos e dispensando, portanto, a leitura posterior do texto original; análise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.
O resumo abrevia o tempo dos pesquisadores; difunde informações de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo. Em sua elaboração, devem-se destacar quanto ao conteúdo:
o assunto do texto;
o objetivo do texto;
a articulação das idéias;
as conclusões do autor do texto objeto do resumo.
Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:
ser redigido em linguagem objetiva, concisa, evitando-se a mera enumeração de tópicos;
evitar a repetição de frases inteiras do original;
respeitar a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados;
preferencialmente, serão escritos os resumos em 3ª pessoa do singular e com verbos na voz ativa.
Finalmente, o resumo:
não deve apresentar juízo valorativo ou crítico (que pertencem a outro tipo de texto, a resenha);
deve ser compreensível por si mesmo, isto é, dispensar a consulta ao original.
2. Como resumir
Os procedimentos para realizar um resumo incluem, em primeiro lugar, descobrir o plano da obra a ser resumida. Em segundo lugar, a pessoa que o está realizando deve responder,
...