Qual é o padrão?
Tese: Qual é o padrão?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ailton1202 • 7/4/2014 • Tese • 837 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
1) O que é uma norma?
Uma norma é uma regra que deve ser respeitada e que permite ajustar determinadas condutas ou atividades.
2) O que significa a sigla ISO? O que significa em português?
A sigla ISO denomina a Internacional Organization for Standardization e no português significa Organização Internacional de Padronização
3) Segundo a política nacional do meio ambiente, qual a definição de:
a) meio ambiente:
É o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Como se vê, pela amplitude do conceito, pode-se afirmar que qualquer manifestação ocorrida nos reinos animal, vegetal e mineral estão incluídos no meio ambiente.
b) degradação da qualidade ambiental:
Alteração adversa das características do meio ambiente; Ora, como vimos, o conceito de meio ambiente é vastíssimo e qualquer modificação não favorável ao mesmo, passa a ser considerada degradação.
c) poluição:
É a degradação da qualidade ambiental, resultante de atividades que direta ou indiretamente que prejudica a saúde, a segurança e o bem estar da população, pois, afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.
4) Segundo a resolução do CONAMA 001/86, qual a definição de impacto ambiental?
Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
5) Qual o conceito de desenvolvimento sustentável?
Define-se como um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.
6) Porque a “Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente” realizada em Stocolmo (1972) foi importante para a história da evolução da gestão ambiental?
Ela chamou a atenção do mundo para a gravidade da situação nesse setor. A delegação brasileira, a princípio cética a respeito, depois assinou sem reserva a Declaração de Estocolmo.
7) Porque o relatório "Os limites do Crescimento" foi importante para a evolução da gestão ambiental?
Foi importante para que haja mudanças significativas econômica e social na produção industrial.
8) Sobre a evolução da gestão ambiental no Brasil podemos afirmar que:
( ) Os códigos de caça, minas e água foram promulgados em 1954
(X) No início da década de 1980 os problemas ambientais passaram a ser tratados de modo isolado e localizado
( ) Foi estabelecida, em 1981, a Política Nacional do Meio Ambienta
( ) A constituição federal de 1988 não abordou questões ambientais
9) Como a Constituição Federal de 1988 abordou a questão ambiental?
Na análise histórico-constitucional do meio-ambiente, observou-se que a Constituição Federal de 1988 trouxe significante avanço à proteção ambiental, através de uma nova ordem constitucional (art. 225); e ficou,
...