Reflexos
Projeto de pesquisa: Reflexos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessyca0404 • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 924 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
MATERIAL
01-Martelo de borracha
01-Bico da caneta
01-Lenço de papel
01-Cadeira
MÉTODOS
1- Reflexo plantar: esfregou-se a ponta do objeto (pega varetas) ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial.
2- Reflexo corneal: tocou-se a córnea levemente com a ponta de um lenço de papel, aproximando-o pelo lado e de forma a evitar que ele visse o menos possível a manobra. Posteriormente, tocou-se a esclerótica para efeito de comparação dos dois resultados.
3- Reflexo patelar: posicionou-se a acadêmica sentada de forma que os membros inferiores relaxassem livremente e identificou-se o ligamento patelar, percutindo-o com um martelo de borracha. Este procedimento foi realizado com as pernas dispostas em três graus de flexão: em ângulo próximo de 90°, em ângulo de 120° e em ângulo de 45°. Por último, pesquisou-se o reflexo com a pessoa agarrando fortemente os punhos puxando-os em sentidos opostos (manobra de Jendrassik).
4- Reflexo aquileu: posicionou-se a acadêmica com o joelho apoiado sobre uma cadeira de forma que o pé relaxasse livremente. Com o martelo de borracha fez-se uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles, repetindo depois com o outro membro.
5- Reflexo tricipital: pediu-se que a acadêmica repousasse o braço sobre uma das mãos da examinadora de forma que o antebraço balançasse livremente, formando um ângulo próximo de 90° com o braço. Depois disso, identificou-se o tendão de inserção do músculo tríceps braquial, a 2 cm do cotovelo e percutiu-se o martelo de borracha sobre este tendão.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No primeiro reflexo realizado, o reflexo plantar, constatou-se que a resposta ao estímulo foi a extensão dos dedos dos pés e a flexão plantar do pé, essas respostas são mais frequentes a esse tipo de estimulo.
Essa extensão dos pododáctilos no reflexo plantar em adultos é chamada de sinal de Babinsky, que pode indicar algum sinal patológico, porém esse acontecimento em crianças é normal ate os dois anos, sua frequência em adultos pode indicas lesão neurológica.
No reflexo corneal, observou-se que ao toque da córnea, a acadêmica responde piscando, mas intensidade o olho. Posteriormente, constatou-se que o ato de piscar em resposta ao toque da esclerótica esteve presente, porém ocorreu de forma menos brusca que no toque da córnea.
Tal característica representa um mecanismo de defesa contra microrganismos, ou agentes do meio externo, o que se exemplifica pela formação da lágrima.
A terceira experiência realizada foi a do reflexo patelar. A resposta reflexa identificada nessa experiência em um ângulo de 120º foi a extensão da perna e concluiu-se que teve uma reação fraca porem (presente). Quando em ângulo de 90° a resposta encontrada foi, mas efetiva (presente) e a um ângulo menor que 45° não foi detectado nenhum tipo de resposta por parte da voluntaria. Ao pedir para a voluntaria realizar a manobra de Jendrassik a resposta ao reflexo se fez presente em todos os ângulos, inclusive no ângulo de 90º o movimento manifestou-se muito forte. Isso ocorreu porque os sarcômeros de actina e miosina estavam dispostos corretamente neste ângulo, o que permitiu uma melhor transmissão do impulso nervoso. Com os ângulos de 120º e 45°, a transmissão do impulso nervoso se compromete, pois acima de 90° as fibras se encontram muito juntas e abaixo de 90° elas se encontram muito distantes.
Nesse reflexo foi usada a manobra de Jendrassik, que teve como objetivo
...