Reflexões Sobre A Violência Contra O Idoso No Ambiente Familiar
Por: pollytelles • 11/8/2024 • Projeto de pesquisa • 3.433 Palavras (14 Páginas) • 58 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
POLIANA FERNANDA TELLES
RU 3315268
REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO AMBIENTE FAMILIAR.
Bragança Paulista - SP
2024
1 REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO AMBIENTE FAMILIAR.
2 QUAL A REALIDADE ENFRENTADAS PELOS IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA FAMILIAR?
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Esse é um momento muito importante, pois além de poder refletir sobre o idoso no cenário nacional, nos leva a uma realidade que cada sujeito presenciará ao longo de sua vida, pois todos fazemos parte dela. Nos leva a analisar a violência contra o idoso no ambiente familiar e qual a realidade enfrentada por eles enfrentada.
Nos últimos anos, com a melhoria contínua da qualidade e a expectativa de vida brasileira, o envelhecimento e a existência de idosos tornaram-se um fato social inegável, a população com mais de 60 anos cresceu significativamente.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020), a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento nos últimos anos, superando em 2017 a marca de 30,2 milhões de novos idosos, com isto, o número de familiares que cuidam de idosos no país também cresceu, saltando de 3,7 milhões em 2016, para 5,1 milhões em 2019.
O problema da violência conta os idosos no Brasil, enquanto questão social, surge enraizado na sociedade, baseado por um lado na desigualdade e no antagonismo promovidos pelas transformações que o capitalismo empreende ao longo de sua existência. Por outro lado, o envelhecimento populacional requer novas necessidades para este grupo de pessoas. Na sociedade em que vivemos com as diferentes manifestações das questões sociais enfrentadas é inadequado definir todas as formas de violência existentes, porque os direitos do idoso são a cada vez mais violados de forma invasiva e desrespeitosa. Segundo Iamamoto a questão social é:
Questão Social é apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mante-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO, 2011, p. 27)
Paralelamente aos movimentos sociais e cenário de violência foi instituída a Política Nacional do Idoso, expressa na Lei nº 8.842 de janeiro 1994. E em 2003 foi promulgado o Estatuto do Idoso protegendo de forma especial os indivíduos com idade superior ou igual a 60 anos.
A violência contra pessoa idosa foi descrita pela primeira vez no ano de 1975, como “espancamento de avós”, por dois pesquisadores ingleses (BAKER, 1975; BURSTON, 1975), e desde então tornou-se objeto de investigação acadêmica que fundamentam ações governamentais e organizações internacionais.
No Brasil, a abordagem desse problema se deu apenas nas últimas duas décadas, em parte devido ao aumento populacional no país, o que torna sua presença irreversível em todas as áreas da sociedade. Por outro lado, se deve principalmente a participação dos próprios idosos em movimentos liderados por instituições, associações e em movimentos políticos sociais e de direito.
Essas ações tiveram impacto na Política Nacional do Idoso de 1994, bem como, no Estatuto do Idoso Lei nº10.741/2003. Ambos consideram como violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão cometido em local público ou privado que resulte morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico (Estatuto do Idoso, Capítulo IV, Artigo19, §1).
Violência é uma palavra complexa que tem muitas conotações negativas e causa algum tipo de dano na vida de uma pessoa, incluindo danos físicos, psicológicos, emocionais e estruturais.
4 OBJETIVOS
A seguir enunciam-se os objetivos geral e específicos da pesquisa
4.1 Objetivo geral
Refletir sobre a atuação do Serviço Social e seus instrumentais no que diz respeito aos maus tratos contra a pessoa idosa no ambiente familiar.
4.2 Objetivos específicos
Nos objetivos específicos, procura:
- Mapear a situação socioeconômica das famílias em situação de violência;
- Identificar os tipos de abuso, indicando as instituições e os critérios e utilizados na abordagem e combate a esses maus tratos;
- Apresentar os tipos de violência praticados contra a pessoa idosa e seus principais agentes e causas.
5 JUSTIFICATIVA
A temática justifica-se com base no frequente aumento da violência contra a pessoa idosas no ambiente familiar, noticiados diariamente pela mídia, tornando a violência contra os idosos um acontecimento evidente no atual cenário de envelhecimento da população global.
Nota-se que a violência contra os idosos recebe pouca atenção da população de modo geral, sendo um problema que requer o apoio da sociedade como um todo para ser superado. Todos devemos criar uma cultura na qual o envelhecimento seja visto como uma parte natural do ciclo de vida, onde as atitudes antienvelhecimento sejam desencorajadas e as pessoas idosas tenham o direito de viver com dignidade, livres de abusos e exploração participando da vida e do convívio social.
Segundo o Estatuto do Idoso art. 2º
Art. 2º A pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Buscando compreender, analisar e explicar o fenômeno da violência contra o idoso, vem se desenvolvendo o presente Trabalho intitulado “ Reflexões sobre a violência contra o idoso no ambiente familiar”, para potencializar o estudo analítico do fenômeno da violência contra a pessoa idosa, enquanto questão social. Não é só a violência física, mas também a violência psicológica, o descaso e etc., chegaram a um nível onde não há medo, nem receio de abando em instituições de acolhimento ou mesmo despojá-los em alçadas.
...