Regulmentos De Trafego Aereo Unisul
Casos: Regulmentos De Trafego Aereo Unisul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cpsilva • 8/5/2014 • 763 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Regulamento de Tráfego Aéreo e Comunicações Aeronáuticas
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia o artigo "Neblina interdita tráfego aéreo no Aeroporto de Manaus por uma hora", disponível em http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/02/neblina-interdita-trafego-aereo-no-aeroporto-de-manaus-por-uma-hora.html e também na Midiateca da disciplina.
Como você pode perceber na notícia, condições meteorológicas adversas são motivo de prejuízos para as empresas de transporte aéreo e de grandes aborrecimentos para os usuários do serviço. Para mitigar esses problemas, foram criadas cartas de aproximação por instrumentos, sendo que uma de suas modalidades é a IAC (Instrument Approach Chart - Carta de Aproximação por Instrumentos).
Uma ICA pode ser dividida em quatro partes: um cabeçalho trazendo a identificação da carta e as frequências disponíveis; uma projeção horizontal das trajetórias de aproximação; uma projeção vertical (de perfil) dos últimos trechos da aproximação e um quadro que descreve os mínimos meteorológicos para cada aeronave segundo sua categoria.
Para fins de interpretação de uma IAC, a categoria de uma aeronave é de suma importância. Segundo o Doc 8168 PANS-OPS Vol 1, 4. 1.3.5, o desempenho de uma aeronave tem reflexo direto na visibilidade requerida e nas dimensões do espaço aéreo necessário para as manobras de aproximação e pouso por instrumentos. A velocidade indicada na cabeceira - como definida pelo fabricante - é o fator determinante para a classificação de qualquer aeronave em uma das cinco categorias mostradas na tabela seguinte:
A partir desses dados, analise a IAC do SBEG (Aeroporto Eduardo Gomes) abaixo e responda as questões seguintes.
Questão 1:
Considerando um teto de 300 pés e o funcionamento integral do ALS, qual a visibilidade mínima exigida para um jato comercial? (3,5 pontos)
Lembre-se que abreviaturas estão listadas na ICA 100-12, o MACAR apresenta explicações detalhadas sobre IAC no seu capítulo 14 e, sobretudo, se você encontrar dificuldades, poderá enviar um email para seu professor. É bom destacar que sua dúvida pode ser a mesma de outros colegas!
Se considerarmos o teto de 300, o pouso terá que ser obrigatoriamente no procedimento Full ILS com visibilidade de 800M para qualquer categoria inclusive para jatos comercias (C). Caso durante a aproximação o GP esteja inoperante o pouso não poderá ser efetuado já que o procedimento passa a ser de não precisão sendo obrigatório um teto de 500´
...