Relatorio Pendulo Fisico
Artigos Científicos: Relatorio Pendulo Fisico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evillasacramento • 4/12/2014 • 600 Palavras (3 Páginas) • 1.911 Visualizações
Pêndulo Físico
Engenharia de Produção, 8º semestre, NT4
Bruno, Caio, Évilla Sacramento, Simone Assis, Victor Basso, Pricila
Entregue a Flávia Souto professor da disciplina Fenômenos Oscilatórios e Termodinâmicos
Resumo: O experimento foi executado para determinar a aceleração da gravidade considerando o desvio avaliado pelos instrumentos utilizados. Também tem como objetivo capacitar os experimentadores a diferenciar o pêndulo simples e o pêndulo físico. No procedimento pesamos a barra, medimos seu comprimento, em seguida contamos o tempo de dez oscilações para os nove primeiros furos da barra em três tempos diferentes. Em posse dos dados calculamos as médias e a gravidade avaliando os possíveis erros apresentados.
Palavras-chave: Pêndulo Físico, Pêndulo Simples, Gravidade, Desvio, Oscilações.
I. INTRODUÇÃO
Os movimentos oscilatórios apresentam-se de variadas formas no nosso cotidiano. Tais movimentos são observados pelas vibrações sonoras produzidas por uma fonte qualquer e pelos movimentos dos pistões nos motores dos carros, por exemplo. Na física, essas oscilações são analisadas através do estudo do Movimento Harmônico Simples. O Pêndulo Físico (Fig. 1) apresenta-se como um exemplo dos movimentos oscilatórios, pois é um sistema que a partir da aplicação de uma força externa, desempenha um movimento periódico. Esse motivo justifica-se devido o pêndulo ser um corpo suspenso que ao ser descolado de sua posição de equilíbrio, realiza livremente um movimento oscilatório na vertical, em torno de um eixo horizontal. O período de oscilação (T) do pendulo físico está função da sua massa (M), da aceleração da gravidade (g), da distância do eixo de oscilação a partir do centro de massa (h), e ainda do momento de inércia (I) do pêndulo relativo ao eixo de rotação, conforme a equação abaixo:
O momento de inércia (I) em torno de um é dado pelo Teorema do Eixo Paralelo, cuja equação é:
I = ICM + Mx2
Onde ICM é o momento de inércia em torno de um eixo perpendicular ao plano do objeto e que passa pelo seu centro de massa, M é a massa da placa usada e x é a distância entre o ponto de apoio e o centro de massa.
Fig. 1. Pêndulo Físico
II. EXPERIMENTO
Materiais utilizados:
Barra de ferro com furos de 0,863 kg e 1m de comprimento
Cronômetro digital
Trena milimetrada
Descrição do procedimento:
Para o procedimento mediu-se a distância entre o furo (eixo) e o centro de massa da barra. Em seguida, com a ajuda de um prego na parede, a barra é pendurada a partir do primeiro furo e conduzida a efetuar 10 oscilações completas. O tempo que a barra leva para completar as 10 oscilações é cronometrado e calculada média
...