Relatorio Quimica Analitica Volumetria De Neutralização
Monografias: Relatorio Quimica Analitica Volumetria De Neutralização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariazinhalisboa • 2/5/2014 • 752 Palavras (4 Páginas) • 1.155 Visualizações
Introdução
Volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (ALCALIMETRIA) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas (ACIDIMETRIA). O ponto de final é determinado por um indicador químico (INDICADOR ÁCIDO-BASE) ou um método instrumental. A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte, com um ponto Final mais nítido.
A maneira como o pH varia nas imediações do ponto de equivalência (PE) é importante para a escolha do indicador adequado, pois cada indicador possui um intervalo de valores de pH que ocorre variação da coloração, chamado de ZONA DE TRANSIÇÃO.
Na volumetria de neutralização, a concentração crítica variável no decorrer da titulação é a espécie H3O+(hidrônio). A curva de titulação representa a variação logarítmica da concentração de H3O+ em função do volume da solução padrão adicionada.
pH X VOLUME DA SOLUÇÃO PADRÃO
CONSTRUIR A CURVA DE TITULAÇÃO serve para verificar o comportamento do sistema e determinar o pH nas proximidades do ponto de equivalência para escolher o indicador adequado.
CURVA EXPERIMENTAL X CURVA TEORICA
Titulações:
Ácido forte X Base forte (pH pe = 7,00)
Ácido fraco X Base forte (pH pe >7,00)
Ácido forte X Base fraca (pH pe < 7,00)
TITULAÇÃO ÁCIDO FRACO COM BASE FORTE
Ácido fraco e base forte reagem completamente, pois a constante de equilíbrio envolvida na reação é grande. Neste caso haverá a formação de um sistema tampão envolvendo um par ácido e base conjugado. A curva de titulação pode ser dividida em 3 regiões e o cálculo da curva de titulação pode ser dividida em 4 etapas.
1° ETAPA = Antes de iniciar a titulação
2° ETAPA = Antes de atingir o Ponto de Equivalência
3° ETAPA = No Ponto de Equivalência
4° ETAPA = Após o Ponto de Equivalência
O ponto final aferido do experimento, que é indicado pela súbita mudança em uma propriedade física da solução, não é necessariamente o ponto de equivalência, resultado ideal teórico almejado em uma titulação (quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o titulado). Por isso é inevitável o erro de titulação, que consiste na diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência.
A concentração de uma solução é confiável quando ela é determinada por um padrão primário, porque ele é um composto altamente puro, suficiente para ser pesado e dissolvido em um volume conhecido de solução. Um padrão primário deverá ser 99,9% puro, ou mais, não deverá se decompor sob estocagem normal e deverá ser estável quando secado por aquecimento a vácuo. Em muitos casos, o titulante não é disponibilizado como um padrão primário, assim sendo, utiliza-se uma solução padrão para padronizar o titulante em questão.
Objetivo
- Determinar a concentração de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) usando uma solução padrão de ácido sulfúrico.
- Determinar a acidez do vinagre (CH3COOH) usando como padrão a solução de NaOH da experiência anterior.
Materiais Utilizados
- Bureta de 50 mL;
- Suporte de bureta;
- Erlenmeyer;
- Béquer de 100 mL;
- Pipeta de volumétrica adequada;
- Pipeta de 10 mL;
Reagentes:
- NaOH;
- H2SO4;
...