Religiões africanas
Por: Nanda Soares • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 918 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
ESPECIALIZAÇÃO EM GENERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
ARAPIRACA
2015
1.Documentario Mojubá
O Brasil é um pais multicultural e multiétnico levando em consideração os fatores populacionais atuais e sua diversidade de cores expressões, línguas e manifestações religiosas, a pluralidade de grupos étnicos e as diversas hordas migratórias ao longo da história.
Uma das subculturas mais influentes que compõem o aglomerado cultural brasileiro é sem dúvida proveniente dos povos africanos que deportaram em terras brasileiras devido às grandes massas escravistas da época e com eles vieram junto culinária, misticismo, artes marciais, costumes, superstições e religião. Neste último vieram diversas vertentes religiosas todas com doutrinas e filosofias heterogêneas.
Dentre as principais manifestações religiosas de base afro-brasileira destacam-se o candomblé, a umbanda, a Quimbanda e o Batuque, religiões derivadas dos escravos vindouros da época colonial de diversas partes da África, onde as nações eram separadas por reinos e línguas. O maior grupo negro vindo para o brasil é o povo banto que são os que deram origem a maior parte do misticismo afro-brasileiro, suas lendas e cosmogonias.
Essas religiões de matriz africana possuem uma base religiosa única proveniente do animismo que é tido como a religião inicial -em relação às cosmologias- que trata basicamente da relação entre natureza e alma um tipo primitivo de xintoísmo onde as forças da natureza como o vento, os rios e as estações possuem espirito e são tidas como entidades. O misticismo a Cosmologia de todos também é similar onde uma entidade superior constrói o mundo e a vida como conhecemos (Aiê).
Como já foi dito essas religiões são de origem africana, criadas e cultuada por reinos e povos do continente, porém só vieram se desenvolver em terras brasileiras onde houve sincretismo entre tradições religiosas entre os indígenas (relação entre animismos distintos(Orolum e Tupã)) e os portugueses (onde do catolicismo trouxeram várias personalidade que ao longo da história foram tidas como santos para ambas as religiões como são Jorge por exemplo) primitivando assim as doutrinas religiosas atuais. Já em território brasileiro após a diáspora escravista, os povos vindos de angola, Moçambique, Senegal, e Congo, multiculturalizaram o contexto antropológico nacional em relação a cor, língua e formas de expressão religiosas. Iniciou-se a pluralização de centros, terreiros e templos voltados ao culto aos orixás que inicialmente tinham sido proibidos e perseguidos por padres jesuítas na época da colonização, limitando os negros a cultuarem apenas nos quilombos onde eles tinham um determinado refúgio social tanto da escravidão quanto da perseguição religiosa.
Vê-se, portanto, que as religiões afro-brasileiras são de equivalência cultural em relação às culturas indígenas e portuguesas e vice-versa em contexto à influência cultural e sincretismo religioso e que essa mistura primitivou o aglomerado cultural brasileiro atual.
2- Educação Antirracista
Para uma educação participativa e com perspectiva de uma política pública que venha a ser inclusiva no brasil são necessários muitos debates que possam tratar as desigualdades social e que possa ser incluído no currículo de ensino atual as temáticas de nossa cultura afro.
Porem esse retrato negativo em relação as políticas de inclusão da temática (história negra nas escolas) é um debate um tanto político e que tem sido reivindicado por diversos movimentos sociais, em busca de um reparo, tendo que a sociedade, tem sido muito cruel com os negros desde a antiguidade.
O dano causado por uma cultura racista vem há séculos afetando diretamente a vida das pessoas negras, com problemas de identidade onde também tem seus direitos violados e ainda sofrem com as diferenças salariais entre os brancos.
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