Restaurante Smak
Casos: Restaurante Smak. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PatyAdo131326 • 30/5/2014 • 3.045 Palavras (13 Páginas) • 441 Visualizações
Universidade Anhanguera
Unidade Pelotas-RS
Ciências Contábeis
Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Milena Böhlke Protzen RA 9133242093
Patrícia B.A.Heinrich RA 9134245673
Tânia Oliveira RA 8981234514
Desafio Profissional
Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Professora:Mª Renata M.G.Dalpiaz
Pelotas/2014
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO............................................................................................2
2.0 O QUE É MATRIZ SWOT...........................................................................3
2.1 MATRIZ SWOT RESTAURANTE SMAK...................................................6
2.2 DIAGNÓSTICO-RESTAURANTE SMAK...................................................6
3.0 DESENVOLVIMENTO................................................................................7
CONCLUSÃO.................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................12
1.0 INTRODUÇÃO
O objetivo do desafio profissional é identificar os problemas que afetam o Restaurante Smak da família Partala situado no município de Vale da Felicidade , propondo soluções a proprietária Irena ressaltando a importância do comportamento organizacional e do empreendedorismo para a gestão.
Para facilitar esse processo usamos a Matriz SWOT,para podermos identificar as forças e fraquezas ,oportunidades e as ameaças que o restaurante enfrenta.Diagnosticando os problemas e apresentando propostas de melhorias para que a proprietária tenha condições de alavancar os negócios.
2.0 O QUE É MATRIZ SWOT?
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Estas análises de cenário se dividem em:
Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redudância Foco na atividade principal;
Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros;
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspetos que podem constituir contrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.
Ambiente Interno
Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente Externo
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.
A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.
Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos
...