SAÚDE MENTAL E REINSERÇÃO SOCIAL
Por: Larisse Maura • 21/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
CESUMAR
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
UNICESUMAR
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SAÚDE MENTAL E REINSERÇÃO SOCIAL
Interdisciplinaridade em Serviço Social
Larisse Maura Bezerra
Umuarama-Pr
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. LINHA DE PESQUISA
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
5. JUSTIFICATIVA
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7. METODOLOGIA DA PESQUISA
8. PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O conceito de saúde mental obteve um grande avanço na assistência ao usuário e a família ao longo da história do Brasil, porém denota-se regressões, os quais em geral ocorre devido à ausência de qualificação profissional, recursos financeiros e materiais. Podemos dizer que a saúde mental hoje, não está ligada somente às patologias comumente conhecidas como “loucura”, compreendem também transtornos mentais imensamente comuns hoje em dia, como transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, personalidade, transtorno fóbico, obsessivo compulsivo, bipolar, alimentar, psicótico, delirante, estresse pós-traumático, etc.
Este pré-projeto tem como objetivo dar início a um estudo mais minucioso em relação à necessidade do acompanhamento multiprofissional na Saúde Mental, objetivando na qualidade do acolhimento dessas pessoas nas redes de atendimento de Assistência Social. Para compreender o assunto, será abordado através de algumas elaborações teóricas, alguns princípios da interdisciplinaridade no âmbito da Saúde Mental dando enfoque na importância do mesmo para o Serviço Social. Será abordado também as políticas públicas na saúde mental tanto no aspecto positivo, quanto negativo no que se refere ao atendimento das demandas.
Muitos dos transtornos mentais surgem devido ao modo como a sociedade vem funcionando, são consequências da atualidade como o superpovoamento, as exigências excessivas no mundo do trabalho e a concorrência exacerbada, o assédio moral e sexual, violência, corrupção, desemprego, o vício em drogas lícitas ou ilícitas, a desigualdade social, entre outros que podem causar muito estresse, sendo um fator que abre portas para vários tipos de transtornos mentais, em especial o depressivo e a ansiedade generalizada.
Um dos maiores obstáculos para quem tem algum tipo de transtorno mental é ter que enfrentar o preconceito e as críticas sociais, principalmente aquelas provenientes dos próprios familiares, muitas doenças mentais ainda são vistas de forma preconceituosa, esses estigmas que o cercam, faz com que muitas pessoas já em estado avançado da doença não busquem tratamento, em muitos casos, não sabem nem mesmo onde procurar. Pessoas de baixa renda podem se sentir desamparadas por falta de informação ou carência de uma assistência social de qualidade, podendo sofrer consequências graves por não obter tratamento. Por esta razão a pesquisa irá tratar sobre a qualidade no atendimento dessas pessoas nas redes de atendimento de Serviço Social.
Transtornos mentais podem incapacitar os indivíduos de realizar tarefas importantes como estudar, trabalhar, se relacionar com outras pessoas, tornando-os parcialmente ou totalmente dependente de outras pessoas, principalmente financeiramente e para melhor compreensão desse assunto, será abordado na pesquisa o Benefício de Prestação Continuada e sua garantia ao direito do usuário. É importante não apenas a garantia de um salário mínimo, nota-se também a deficiência de se trabalhar o benefício na perspectiva de se construir de volta a autonomia do usuário como um meio de ser incluído novamente à sociedade.
2. JUSTIFICATIVA
A discussão acerca do trabalho do Assistente Social na Saúde Mental é pouco tratada durante o período de graduação de Serviço Social, portanto é de grande importância conhecer as demandas ao Assistente Social no que diz respeito à saúde mental.
Este conhecimento é relevante tanto para a pesquisa científica, quanto para a prática e sociedade, em virtude de relevância científica, por ser um assunto pertinente e dificilmente esgotável, poderá servir como auxílio para produção de futuras pesquisas sobre o tema.
Para a prática, este estudo permite trazer a importância da intervenção interdisciplinar no campo da Saúde Mental com enfoque na reinserção social que vai além dos conhecimentos teóricos e técnicos do Serviço Social.
Compreender os aspectos que estão ligados a qualidade de atendimento também é relevante no quesito social, visto que tem como objetivo maior contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que, por muitas vezes, são esquecidas, não obtendo acompanhamento assistencial e psicológico adequado para que possam novamente estar inserida na sociedade.
3. OBJETIVOS
Os objetivos relacionam-se à indicação de tudo o que se pretende realizar com a pesquisa, situando também os resultados que se quer atingir. Trata-se da definição do que será realizado. Aconselha-se a redigir os objetivos do pré-projeto com a utilização de verbos no infinitivo (identificar, analisar, compreender, investigar, etc.). Os objetivos são divididos em Geral e Específicos:
3.1 GERAL
Através de uma perspectiva interdisciplinar, contribuir para que pessoas acometidas por algum tipo de transtorno mental obtenham tratamento psicológico, psiquiátrico e assistencial de qualidade para que possam estar novamente inseridas no meio social e exercer antigas e novas atividades.
3.2 ESPECÍFICOS
Identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos assistentes sociais juntamente a outros profissionais na concessão de tratamentos adequados e de qualidade;
Analisar de que forma essas pessoas são atendidas pelos profissionais e quais instrumentos interventivos utilizados por todos e suas etapas;
Analisar a importância da interdisciplinaridade na Saúde Mental;
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Este trabalho será desenvolvido com um estudo de cunho bibliográfico que versa a temática em questão através de uma pesquisa exploratória e documental. O estudo em pauta situa-se na área de Serviço Social, com enfoque interdisciplinar. Para o desenvolvimento deste estudo será necessário leitura de bibliografias sobre Saúde Mental e Serviço Social por meio de autores que abordam a temática e que contextualizam a trajetória da Saúde Mental, Serviço Social, Interdisciplinaridade e Políticas Públicas. Também será realizado leituras de artigos científicos avaliados e não avaliados, principais políticas, portarias, leis e decretos que abordam a Política de Saúde Mental, Rede de Atenção Psicossocial e Benefício de Prestação Continuada.
...