SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO
Por: Iza Mattos • 22/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 154 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Apesar de ser uma área inovadora a presença dos assistentes sociais nas escolas já passa a ser uma realidade em evolução, em meio a processos históricos e sócio-institucionais, como também as relações sociais, familiares e comunitárias que influenciam na educação cidadã.
Para a educação todas as conquistas colocam-se de forma organizada como uma política pública constituída a partir de práticas sociais, que se ampliam enquanto promovem disseminação em meio aos valores da sociedade capitalista. As lutas sociais, principalmente diante da classe trabalhadora, buscando o reconhecimento dos direitos sociais diante das condições que levaram a um processo de produção consciente e autônomo.
As classes sociais disputam um território fundamental, expressando diferentes contornos e processos que a política educacional assumiu ao longo da história. Com isso a compreensão da política educacional coloca-se além do entendimento de seu histórico em meio a legislações e modificações institucionais, sempre considerando a dinâmica instituída entre crises sociais e a reprodução da força de trabalho.
Assim,diagnosticar a realidade tanto social quanto educacional em meio às diretrizes das políticas públicas, principalmente em meio aos países em desenvolvimento é um grande desafio para os profissionais envolvidos em tal processo.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Este trabalho se delimita em que a educação que até então buscava um desenvolvimento unicamente intelectual, une-se a assistência ao adotar o assistente social como profissional integrante de suas políticas para garantir o acompanhamento e desenvolvimento completo de seus educandos, considerando inúmeros fatores inclusos socialmente e que afetam de forma direta ou não a vida humana, buscando trabalhar não somente com o aluno, mais com a família e com a comunidade.
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO
3.1 OBJETIVO GERAL:
Conhecer os caminhos que traçam a atuação e intervenção do assistente social no âmbito educacional..
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Caracterizar o processo histórico de surgimento e desenvolvimento do Serviço Social;
Apontar os diversos campos de atuação nos quais o assistente social esta inserido, diferenciar a educação como sendo um desafiador campo de atuação profissional para o assistente social;
Analisar a inserção do assistente social em meio a sua atuação e intervenções na educação brasileira.
4 JUSTIFICATIVA
Este estudo que se justifica diante da necessidade de conhecermos o momento no qual houve a junção entre duas áreas imprescindíveis e de suma importância para o desenvolvimento individual dos sujeitos, como também familiar e comunitário, no que se refere a sua socialização no meio social. Neste momento nos referimos à assistência e a educação, que são campos em constante evolução, sempre buscando melhoria na qualidade dos serviços em prol do desenvolvimento humano.
5 METODOLOGIA
Para que a mesma fosse desenvolvida foi traçado um caminho a ser seguido, adotando uma metodologia que facilitasse a concretização dessa jornada. Determinou-se inicialmente que a pesquisa seria de caráter bibliográfica e documental que fundamenta-se “no levantamento de documentos...retrospectivos ou contemporâneos” (Andrade, 2004, p. 29), momento no qual foram realizadas pesquisas em livros, sites, monografias, teses, artigos e publicações.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O desenvolvimento humano se consolida em todas as esferas da sociedade, sendo influenciado por inúmeros fatores sociais, políticos e econômicos, enfatizando que a base do individuo é a família, primeiro espaço de influência, aprendizado, socialização, etc.
Depois da família, a escola coloca-se como sendo o segundo espaço de desenvolvimento e socialização, onde passamos boa parte da nossa vida. Ferreira (2001, p. 281), define a escola como um “estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo. Alunos, professores e pessoas duma escola. Sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos rumos do saber”.
A promoção da descentralização e do incentivo no que se referem à organização institucional das escolas consideradas autônomas responsáveis por seus resultados, sem esquecermos a convocação dos pais e da comunidade para conferencia do exercício das responsabilidades sobre os assuntos escolares, incentivando assim a participação nos processos educativos e decisões que afetam; mobilização e alocação de recursos adicionais para a educação básica; definição de políticas e de prioridades baseadas em análises econômicas; e, ainda, ênfase no tratamento da educação numa perspectiva eminentemente setorial (TORRES, 1996).
As reivindicações realizadas pelos movimentos sociais inseridos no campo educacional, colocando-se em torno da democratização do acesso e das garantias a qualidade da educação púbica. Com isso,
...