SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: as exigências da prática do assistente social no âmbito da escolar
Por: 040433 • 8/6/2015 • Monografia • 11.366 Palavras (46 Páginas) • 535 Visualizações
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ELIVONE DA SILVA SOARES
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: as exigências da prática do assistente social no âmbito escolar
São Luís
2014
ELIVONE DA SILVA SOARES[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: as exigências da prática do assistente social no âmbito escolar
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Faculdade Atenas Maranhense, como requisito final para obtenção do titulo de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Profª. Msc. Carlene Moreira Durans
São Luís
2014
ELIVONE DA SILVA SOARES
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: as exigências da prática do assistente social no âmbito da escolar
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, como requisito final para obtenção do titulo de Bacharel em Serviço Social.
Aprovada em____/____/____
________________________________________
Profª. Msc Carlene Moreira Durans (Orientadora)
_______________________________________
_______________________________________
São Luís
2014
Dedico este trabalho á minha família, minha vovó Joana, meu pai Elivaldo, minha mãe Elsie, minhas irmãs Gerlandia, Caroline e Amanda, meus irmãos Alysson, Lauderson, Adelson e Gabriel, meu padastro Adelson, minha madastra Maria, minha tia e mãe Maria de Lourdes, meu tio Carlos Augusto e meus sobrinhos Joacyanne, Jamilton, Jailson, Ivo e Lorena, minha tia Marylene. Também aos meus Pastores Pedro e Luciêda, minha amiga irmã em Cristo Jesus Cleudilene, minha orientadora professora Carlene Durans, e a todos que colaboraram para sua materialização.
AGRADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar a Deus por ter me concebido a graça desta realização pessoal, por me acompanhar e abençoar durante todo o processo de graduação e possibilitar a concretização desta Monografia.
A minha família, minha vovó Joana, meu pai Elivaldo, minha mãe Elsie, minhas irmãs Gerlandia, Caroline e Amanda, meus irmãos Alysson, Lauderson, Adelson e Gabriel, meu padrasto Adelson, minha madrasta Maria, minha tia Maria de Lourdes, meu tio Carlos Augusto e meus sobrinhos Joacyanne, Jamilton, Jailson, Ivo e Lorena, minha tia Marylene, por acreditarem em mim, na minha vitoria, pelas palavras de encorajamento, pelas orações e amor. É difícil expressar em palavras toda amor e gratidão que tenho por vocês. Acredito que a melhor forma de agradecê-los seja agradecer primeiro a Deus pela vida de cada um de vocês e continuar orando sob uma fé inabalável pela salvação em Cristo Jesus de todas vocês, pois em fé faço minhas as palavras do Profeta Josué [...] eu e minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24. 15b).
Aos demais membros da minha família meus tios João Batista, Lourenço, Mauricio, Elisclaudio e José; minhas tias Marilene, Deusa, Rosilene, Carleidiane, Marlene, Domingas e Balbina, minhas primas Missilene e Marta; minhas cunhadas Ranilda e Ester; meu cunhado Pedro; meus sobrinhos John Kilberth, Felipe, Vinicius, Ítalo e Lucas; minhas sobrinhas Larice, Andressa, July Kimberly, Carla e Júlia que mesmo distante me apoiaram e encorajaram, pois foram de grande valor todas as mensagens recebidas e a certeza que vocês acreditavam na minha vitória.
A minha amada igreja Batista Betânia em especial a Geração Semente de Mostarda atualmente composta por Cleudilene, Lorena, Marinna, Silvilene, Alécio, Wellington, Rafaelly, Paulo Vinicius, Vitória, Wanderson, Andressa, Carmem, Daniele, Evellyn, Emellyn e as minhas Irmãs amigas Esmeraldina e Elisangela.
As minhas amigas Mônica e Aparecida por tantas vezes sonharem e idealizarem essa conquista comigo, pois foi em nossas agradáveis conversas que Deus avivou em meu ser a vontade de realizar este sonho.
A todas as colegas da 1ª turma do Curso de Serviço Social da Faculdade Atenas Maranhense, todas vocês tem um lugar especial no meu coração, jamais as esquecerei.
A professora Carlene Durans, minha orientadora e esposa do meu professor de física do ensino médio José Ribamar Durans, a vida nos reserva surpresas, muito obrigada por todo auxílio, por suas palavras e conhecimentos compartilhados, você foi excepcional, sem sua contribuição tudo seria mais difícil.
A todos os demais professores do curso de Serviço Social que também colaboraram para concretização da minha graduação, alguns durante todo o curso, outros parcialmente. Guardarei as repetidas palavras de todos vocês, que a formação profissional em Serviço Social não se esgota na graduação, ser Assistente Social requer permanente aprimoramento intelectual. Muito Obrigada a todos.
Agradeço também a equipe do Programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria – SESI, local de realização de estágio curricular, em especial a Rosangela Costa, minha supervisora de estágio, por todo apoio, carinho e transmissão de conhecimento, foi uma experiência enriquecedora. Guardarei para sempre vocês no meu coração.
Enfim, a todos que contribuíram direta e indiretamente para minha formação profissional, expresso coração grato. Saliento ainda que esta monografia é resultado da graça de Deus em minha vida e a primeira de muitas conquistas que ainda estão por vir enquanto profissional.
“Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
Cora Coralina
RESUMO
A presente pesquisa discuti acerca da inserção do Serviço Social na educação delimitando essa discussão as exigências da prática do assistente social no âmbito escolar e a partir de um contexto socioeconômico identifica e analisa quais os determinantes que promove tal inserção, a contribuição da pratica do(a) assistente social nesse âmbito e os desafios propostos ao mesmo. Discutem-se alguns aspectos da reestruturação produtiva e os reflexos dessa estratégia na instituição escolar. De forma a salientar a contribuição do Assistente Social na Educação Escolar, cujo contexto social e pedagógico apresenta variadas e complexas demandas, saberes e relações, onde esse/a profissional se propõe a promover a superação das dificuldades individuais e coletivas, trabalhando o eixo - expressões da questão social - que engendra e propicia problemas sociais no cenário da comunidade escolar. Este trabalho foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica, devido ser realizado através de levantamento de bibliografia já publicada (livros, revistas, dissertações, teses, publicações avulsas) sobre o assunto em questão.
...