TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde pública

Artigos Científicos: Saúde pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Ciências biológicas

A intervenção desordenada e inconsequente da espécie humana na natureza desde a Revolução Industrial vem causando alterações no equilíbrio ambiental que já começam a provocar mudanças climáticas, com reflexos imediatos e de longa duração sobre as espé-cies viventes, que correm sério risco de extinção. Neste cenário, o biólogo, hoje mais do que nunca, tem um papel importantíssimo na preservação e no uso sustentável do meio ambiente, na prevenção, na biorremediação de impactos ambientais e na educação ambiental.

E não é apenas neste problema da atualidade que este profissional é de fundamental importância (ou requisitado). Várias outras tendências do mundo moderno demandam o trabalho de um biólogo. A ele cabe, por exemplo, identificar, caracterizar e desenvolver produtos de interesse biotecnológico, o que inclui trabalhos com clonagem, transgênicos, terapias gênicas, células-tronco, produção de vacinas, fármacos e novos produtos.

O biólogo pode ainda atuar nas áreas de análises clínicas, saúde pública, biologia forense, bioenergética, oceanografia, paleontologia, coordenando projetos, realizando perícias, laudos e pareceres, tanto em universidades quanto em institutos de pesquisa, em zoológicos, museus, hospitais, empresas, órgãos públicos, ONGs, etc. O licenciado em Ciências Biológicas também pode atuar como professor nos ensinos fundamental, médio e de terceiro grau, bem como nas várias áreas da educação ligadas à Biologia.

A importância do biólogo na saúde publica

Para algumas pessoas o trabalho do biólogo consiste na aventurosa coleta de espécimes e seu posterior estudo, como numerosos biólogos fizeram no passado e continuam fazendo atualmente. O Conselho Regional de Biologia, no entanto, determina como atribuição profissional do biólogo a execução de atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados a estudos, pesquisa, projetos, consultoria.

A atuação do biólogo na área da saúde foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde na Resolução número 287, publicada no Diário Oficial da União número 86, de sete de maio de 1999, assinada pelo então Ministro José Serra, na época presidente daquele Conselho, passando a ser oficialmente uma “categoria profissional de saúde de nível superior”, juntamente a veterinários, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos. Segundo Bastos (2007), os biólogos vêm se destacando no campo da pesquisa básica e aplicada, tanto na área biomédica como nas ciências ambientais que, em última análise, refletem um cuidado com a saúde coletiva, já que pretendem melhorar a qualidade de vida no planeta através da realização de atividades complementares relacionadas à conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e à Educação Ambiental. Além disso, o conhecimento do meio ambiente é, na maioria das vezes, imprescindível no estudo epidemiológico de uma determinada doença ou epidemia.

No entanto, a visão do biólogo como um mero sujeito apreciador da Natureza impede, de certa forma, que a necessidade de equipes multidisciplinares, atuando em conjunto em prol da busca pela resolução dos desequilíbrios ambientais, seja suprida. A participação do biólogo junto a catástrofes ambientais e epidemiológicas iminentes é fundamental, pois esse tipo de trabalho exige dedicação e estudo realizados por indivíduos com conhecimento técnico, preparados para a rotina e a pesquisa perpassando, inclusive, pela coleta de dados da forma mais completa possível – qualidade essencial e comumente inerente ao biólogo.

Mesmo que a profissão do biólogo tenha seu reconhecimento vinculado predominantemente às áreas de pesquisa e à prática laboratorial, Edelweiss (1994) cita muitas vantagens do aproveitamento do conhecimento dos biólogos na área da saúde, em hospitais e instituições médicas de ensino, bem como o nível de especialização necessário para a execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com